sexta-feira, agosto 26, 2016

Debate da Band: internautas elegem Segurança o tema de maior interesse


Candidatos à Prefeitura apresentam suas propostas para o Rio e tentam conquistar eleitor no primeiro confronto de ideias das Eleições 2016 (Foto: Marcelo Cortes/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

A Band Rio realizou na noite desta quinta-feira (25) o primeiro debate na TV entre candidatos a prefeito do Rio de Janeiro em 2016. Sete candidatos iniciaram a troca de ideias e apresentação de propostas, mas Flávio Bolsonaro (PSC) sentiu-se mal no segundo bloco, foi atendido e por recomendação médica não pode retornar ao debate.

No último bloco, como parte das regras, o tema mais mencionado pelos internautas ao longo das 2h de debate deveria ser explorado por todos os aspirantes a prefeito na troca de perguntas e respostas. E o cidadão conectado escolheu "Segurança Pública". Quase todos mencionaram o papel da Guarda Municipal.

Pedro Paulo Carvalho – “ Vou equipar a Guarda Municipal e escolhi 15 locais prioritários para atuação. Vamos atuar na rotina e evitar que o crime aconteça. “

Marcelo Crivella – “ A minha política de segurança é de parceria. As forças de segurança precisam atuar juntas, e eu não vou armar a Guarda Municipal. Eu acho que ela pode ter armas não letais, mas não armas de fogo. “

Alessandro Molon – “Se faz uma cidade mais segura com uma outra Guarda Municipal e com mais iluminação nas ruas. Acredito que investir em educação também é investir em segurança. “

Jandira Feghali – “ Vou me dirigir à todos, mas especialmente às mulheres de periferia da cidade que perde seu filho todo dia, à mulher que é violentada e agredida, e a todos as pessoas que são assassinadas. Nós precisamos cuidar da cultura da não-violência. Eu sou contra em armar a Guarda Municipal."

Índio da Costa – "Vamos usar a tecnologia em favor da segurança pública. Vou criar a Secretaria Municipal de Segurança para cuidar de você e da sua família."

Carlos Roberto Osório – "Vamos recuperar e valorizar a Guarda Municipal. É bom para população que o prefeito assuma esse tema e sua responsabilidade."

Participaram os candidatos com nove ou mais representantes na Câmara Federal, como determina a legislação eleitoral. São eles: Alessandro Molon (Rede), Carlos Roberto Osorio (PSDB), Flávio Bolsonaro (PSC), Índio da Costa (PSD), Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Crivella (PRB) e Pedro Paulo Carvalho (PMDB). A mediação foi feita pelo jornalista Sérgio Costa. Conforme prevê a legislação eleitoral, a Band consultou os candidatos a prefeito que possuem mais de nove cadeiras na Câmara Federal sobre a participação dos outros quatro postulantes neste debate. Não houve apoio de 2/3 e, por decisão soberana dos partidos, o debate da Band será com os sete postulantes acima citados.

Dom Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário