terça-feira, julho 05, 2016

Ministro visita unidades de saúde em Pernambuco

Em Recife, Ricardo Barros conheceu o Hospital da Mulher e o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira. Em Caruaru, foi ao Hospital Mestre Vitalino é à UPAE ministro Fernando Lira (Foto: Ascom IMIP)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou nesta segunda-feira (4), em Recife (PE), o Hospital da Mulher de Recife e o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira. Em Caruaru, ele foi ao Hospital Mestre Vitalino e à UPAE ministro Fernando Lira. As agendas fazem parte de uma série de visitas que o ministro está fazendo a unidades de saúde de todo o país para identificar exemplos de gestão a serem seguidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Pernambuco tem sido uma referência para entendermos melhor as consequências da microcefalia e do zika vírus no desenvolvimento das crianças. É um aprendizado conjunto, e vamos dar o apoio necessário para que esse aprendizado possa acontecer da forma mais eficiente e produtiva”, disse o ministro durante a visita.

O Hospital da Mulher de Recife é o primeiro hospital de grande porte, de gestão municipal, referência no atendimento à mulher; além de ser a primeira maternidade de alto risco da capital pernambucana. A unidade destaca-se pelo atendimento de urgência e emergência 24 horas, clínica ambulatorial, diagnóstico, apoio terapêutico e assistência à mulher vítima de violência. O Ministério da Saúde repassou R$ 37,3 milhões para a construção da unidade, inaugurada em maio. Além disso, também repassou R$ 800 mil para compra de equipamentos e material permanente por meio de emenda parlamentar, com recursos do Orçamento Geral da União.

Ainda em Recife, o ministro visitou o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP). A unidade é um dos centros de referência no atendimento a vítimas de doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti em Pernambuco e capacita profissionais de saúde envolvidos na atenção e cuidado dos casos de microcefalia e infecções provocadas pelo vírus da zika, dengue e chikungunya.

Em fevereiro deste ano foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a pasta e o instituto concretizando a portaria que estipula a criação de Centros Colaboradores para ajudar no enfrentamento dos casos de microcefalia. O IMIP realiza cerca de 50 mil consultas ambulatoriais, 22 mil consultas de urgência obstétrica e 5 mil partos por ano. Na região Norte-Nordeste do Brasil, é o único serviço que oferece Unidade de Terapia Intensiva Obstétrica (UTI) com 12 leitos exclusivos para as gestantes e puérperas de alta gravidade por meio do SUS.

CARUARU – Em Caruaru, no agreste pernambucano, o ministro Ricardo Barros visitou unidades da rede hospitalar e de urgência e emergência. Ele percorreu o Hospital Mestre Vitalino e a UPAE (Unidade Pernambucana de Atenção Especializada).

O Hospital Mestre Vitalino é uma moderna instalação que realiza 100% dos seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é especializada em média e alta complexidade em oncologia, neurologia e cirurgia, entre outros. Sua estrutura atende a uma população de 2 milhões de pessoas de 53 municípios pernambucanos.

Inaugurado há dois anos, o Hospital vem ampliando os atendimentos informados ao Ministério da Saúde. No ano passado, houve o registro de mais de 93 mil procedimentos ambulatoriais e hospitalares realizados na unidade. Até abril deste ano, já foram 22.820 atendimentos.

O ministro também visitou a Unidade Pernambucana Especializada, em Caruaru, implantada pelo Governo do Estado de Pernambuco para atendimento com médicos especialistas. A UPAE beneficia cerca 1,2 milhão de habitantes com médicos na área de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, urologia e cirurgias ambulatoriais de baixa complexidade. Para ser atendido em uma UPAE, o cidadão precisa ir a um posto de saúde ou unidade de saúde da família onde, se necessário, será encaminhado para consulta com especialista. O estado de Pernambuco tem 9 UPAEs.

Por Carolina Valadares, Diogo Caixote, Fábio Ruas e Gustavo Frasão, da Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário