sábado, junho 04, 2016

Encontro na Alepe vai debater políticas públicas para micro e pequenas empresas

Encontro será promovido pela Comissão de Negócios Municipais (Foto: Williams Aguiar)

 A adoção de medidas governamentais para incentivar as mais de 337 mil micro e pequenas empresas (MPEs) pernambucanas será assunto de uma audiência pública promovida pela Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa. O encontro, marcado para a próxima terça-feira (7), às 9h30, deverá reunir representantes do Governo do Estado e de entidades do setor para debater o desenvolvimento de políticas públicas específicas para o segmento.

O tema foi proposto pela deputada Priscila Krause (DEM), através do Requerimento nº 1740/2016. A parlamentar acredita que o Estado deve pensar alternativas para valorizar as atividades desses empreendedores. “A figura das micro e pequenas empresas tem ganhado considerável relevo na economia brasileira, sendo elas hoje responsáveis por 27% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional”, afirma na justificativa.

Pesquisas realizadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) indicam, ainda, que as MPEs representam 26,1% do PIB e 48,6% dos empregos formais do Estado, principalmente nas atividades do comércio (39,6%) e extrativa mineral (68,8%). Em Pernambuco, já são quase 199 mil microempreendedores individuais (MEIs) registrados, além de 112 mil microempresas e mais de 26 mil pequenos negócios.

Foram convidados para compor a mesa representantes do Sebrae-PE, da Associação dos Lojistas de Shopping (Aloshop), da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro-PE), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomério-PE) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap-PE). Também deverão comparecer integrantes das secretarias estaduais da Fazenda e da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação.

Serviço

Tema: “Políticas públicas para a micro e pequena empresa no Estado de Pernambuco”
Quando: Terça (7), às 9h30
Onde: Plenário da Assembleia Legislativa (Rua da União, 439)

ALEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário