quinta-feira, junho 09, 2016

Dr. Valdi cobra reajuste da tabela do SUS ao novo ministro da Saúde

Dr. Valdi (Foto: Roberto Soares/Alepe)

A defasagem nos valores pagos pelo SUS aos profissionais e instituições que prestam serviços de saúde no País foi novamente denunciada pelo deputado Dr. Valdi (PP), em pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta (8). Segundo o parlamentar, há procedimentos que não são reajustados há 15 anos, o que dificulta a manutenção dos atendimentos e compromete a qualidade do trabalho oferecido à população.

Aprovada nesta quarta pelo Plenário, a Indicação n° 4657/2016 traz o apelo de Dr. Valdi ao novo ministro da saúde, Ricardo José Magalhães Barros. “A reavaliação imediata da tabela se faz necessária para amenizar o sofrimento da população mais carente, que é a que depende da assistência médica do SUS”, disse.

Para exemplificar a defasagem nos valores, o parlamentar citou o valor pago hoje por um parto normal executado por uma instituição ligada ao SUS: R$ 443. “Esse valor deve cobrir os custos com os profissionais, insumos médicos, materiais de limpeza, impostos, entre outros”. E complementou: “As unidades de saúde não conseguem cobrir seus custos operacionais, sendo obrigadas a suspender consultas e procedimentos e a atrasar os salários dos profissionais”, concluiu.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário