segunda-feira, maio 23, 2016

Petrolândia: Agroshop Farmácia e Petshop lembra ao produtor que vacinação contra aftosa termina no dia 31

O rebanho deve ser imunizado até o dia 31 de maio. Produtor que não vacinar o rebanho poderá ser multado pela Adagro.  

Agroshop Farmácia e Petshop, organização do Dr. Tony Ferraz, situada na rua Arthur Vieira Lima, no centro de Petrolândia, lembra aos criadores de bovinos da região que dispõe da vacina contra a febre aftosa e que a primeira fase da campanha anual de vacinação de bovinos e bubalinos contra a doença termina no dia 31 deste mês.

O produtor deve adquirir a vacina nas casas agropecuárias, vacinar o rebanho e levar declaração ao escritório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), com data da vacinação do rebanho. Devem ser vacinados animais de todas as idades. 

Pernambuco é desde 2014 reconhecida internacionalmente como área livre da febre aftosa. O criador que não vacinar o rebanho ou não fizer a declaração de vacinação no escritório da Adagro ficará inadimplente. Umas das consequências é que o produtor fica impedido de transitar com o rebanho, de pedir créditos rurais e ainda poderá pagar multa que varia de R$ 60 a R$ 1.500 pela infração. A segunda etapa da vacinação acontece de 1º a 30 de novembro.

Febre Aftosa
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que provoca febre e aftas na boca e nos cascos dos animais, prejudicando a locomoção e a alimentação do rebanho. Os animais atingidos pela doença ficam com a produção de leite e carne comprometida, o rebanho perde valor e compromete o comércio municipal, estadual, nacional e internacional de carne, leite e outros produtos derivados. Isso acaba com a renda do produtor e causa prejuízos econômicos e sociais.

Mais informações na Agroshop Farmácia e Petshop: (87) 3851-1628.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Tony Ferraz/Agroshop Farmácia e Petshop

Nenhum comentário:

Postar um comentário