quarta-feira, abril 27, 2016

Rodrigo Novaes responsabiliza coordenador do DNOCS por problemas na Barragem de Serrinha

Enquanto o abastecimento é feito por carro-pipa, a barragem, com 30% de sua capacidade cheia, deixa de lançar água pelo Pajeú (Foto: João Bita/Alepe)

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) ocupou a tribuna durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça (26), para cobrar soluções para a Barragem de Serrinha, localizada entre Floresta e Serra Talhada. Segundo ele, mesmo após o conserto da comporta realizado recentemente, famílias e agricultores ao longo das margens do Rio Pajeú continuam sem abastecimento. O parlamentar fez, ainda, críticas ao coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) em Pernambuco, Emílio Duarte. O órgão é responsável pelos reparos no equipamento.

Novaes relatou ter ingressado com ação na Justiça para obter o conserto da comporta, ao custo de R$ 30 mil, entretanto, mesmo após a realização do serviço, o abastecimento continua prejudicado, pois uma parte interna da barragem segue fechada. Segundo ele, esse ajuste ainda não foi feito porque depende do pagamento de quatro diárias de R$ 700 a funcionários do DNOCS. Na avaliação dele, o sucateamento do órgão, por si só, não explica a situação.

“Há milhares de pessoas com sede e animais passando necessidade. E enquanto o abastecimento é feito por carro-pipa, a barragem, com 30% de sua capacidade cheia, deixa de lançar água pelo Pajeú. É um absurdo, causado pela falta de sensibilidade do senhor Emílio Duarte”, disse.

Novaes relatou que os produtores rurais pretendem fazer protestos para mobilizar a sociedade e cogitam até pagar as diárias. “Vamos pedir na Justiça que o coordenador do DNOCS seja responsabilizado civil e criminalmente pelo prejuízo aos produtores, e mandaremos ofício para a presidente Dilma Rousseff e para o Ministério da Integração Nacional solicitando que ele seja substituído”, afirmou.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário