terça-feira, abril 05, 2016

Pesquisadores norte-americanos visitarão centros de aquicultura na região do São Francisco


Em Pernambuco, além de Petrolina, serão visitados projetos de piscicultura no reservatório de Itaparica, em Itacuruba, Petrolândia e Jatobá (Foto: Assis Ramalho)

Nos próximos dez dias, pesquisadores da Universidade de Auburn, sediada no estado do Alabama, nos Estados Unidos, visitarão o submédio e o baixo São Francisco para conhecer atividades de pesca e aquicultura e realizar estudos sobre o potencial aquícola da região. A ideia é montar um protocolo de indução de reprodução, desova e larvicultura do Pirá (Conorhynchos conirostris), espécie endêmica e considerado peixe-símbolo da bacia do rio São Francisco. O grupo também avaliará alternativas para otimizar e dinamizar as potencialidades dos recursos pesqueiros da região.

A visita é parte de um acordo de cooperação técnica e acadêmica firmado em abril do ano passado, entre a universidade e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI).

O assessor especial do MI, Irani Ramos, destaca dois pontos que tornam essa parceria importante para a região da bacia do Rio São Francisco. “Fortalecerá a preservação de espécies nativas, trabalho já realizado nas estações pesqueiras da Codevasf e Dnocs [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas] e fortalecido no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Também deverá incentivar o setor pesqueiro e aquícola e, consequentemente, a economia e o desenvolvimento local”, disse.

Irani Ramos afirma que há grandes expectativas de que a cooperação agregue conhecimento às ações de Revitalização do Rio São Francisco, desenvolvidas pela Codevasf. De acordo com os pesquisadores, o PIB do setor pesqueiro do Alabama é de 1,5 bilhão de dólares, o que representa 0,7% do PIB do estado. E uma das especialidades na região são as atividades econômicas desenvolvidas na foz do rio Mobile. “Essa experiência nos auxiliará para expandir conhecimentos”, ressaltou o assessor especial, que representou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante encontro com pesquisadores nesta segunda-feira (4).

O grupo de pesquisadores é formado por cinco dirigentes e especialistas ligados à Escola de Pesca, Aquicultura e Ciências Aquáticas. “Essa é mais uma importante parceria que a Codevasf firma com instituições internacionais dentro da sua missão de promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e do Parnaíba”, afirmou o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, durante recepção à equipe norte-americana.

Roteiro

Até o dia 14 de abril, o grupo conhecerá in loco projetos e unidades da Codevasf ligados à aquicultura e pesca nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A comitiva estará acompanhada de técnicos da Companhia e da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do MI.

O roteiro terá início nos municípios de Petrolina (PE) e Sobradinho (BA). Na cidade baiana, está prevista visita ao terminal pesqueiro, à hidroelétrica e a projetos de aquicultura no reservatório de Sobradinho. De lá, ainda na Bahia, as equipes seguem para os municípios de Remanso e Pilão Arcado, onde se reúnem com pescadores. Em Pilão Arcado, haverá visita ao ‘porto de passagem’, à fábrica de gelo e ao entreposto de comercialização de pescado.

Em Petrolina (PE), os pesquisadores conhecerão o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, mantido pela Codevasf. No deslocamento para Cabrobó (PE), está prevista visita à estação de bombeamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Ainda em Pernambuco, serão visitados projetos de piscicultura no reservatório de Itaparica, em Itacuruba, Petrolândia e Jatobá.

No baixo São Francisco, em Sergipe, está programada visita à usina hidroelétrica e a projetos de aquicultura no reservatório de Xingó, em Canindé do São Francisco; projetos de piscicultura e de carcinicultura no perímetro irrigado de Propriá e à Unidade de Beneficiamento de Pescado e ao Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, na cidade de Neópolis.

Em Alagoas, está programada reunião para discutir diretrizes para o projeto Pirá e para programas de repovoamento, além de ações para preservar espécies nativas, reforçar a pesca e outras iniciativas no âmbito do acordo de cooperação entre Codevasf e a Universidade de Auburn. O encontro terá a participação de professores e pesquisadores e representantes das universidades federais de Alagoas (UFAL) e de Sergipe (UFS), do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), da Embrapa e do Sebrae.

Ainda em Alagoas, os pesquisadores visitarão o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, projetos de piscicultura nos perímetros irrigados de Itiúba e Boacica e conhecerão atividades de ostreicultura na foz do São Francisco. Está prevista, também, uma discussão com equipes do Centro de Aquicultura de Três Marias e de Itiúba, para montagem de protocolo de indução da reprodução, desova e larvicultura do Pirá.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário