segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Atração e retenção de profissionais é o segundo maior desafio para desenvolvimento de PMEs, diz pesquisa da Catho


A atração e a retenção de profissionais estão entre os principais desafios para o crescimento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras. Os dados fazem parte de pesquisa feita pela Catho, site líder de empregos do país, e foram apresentados em palestra da empresa na 5ª edição da Feira do Empreendedor do Sebrae, que acontece em São Paulo entre 20 e 23 de fevereiro.

Citado por 37% dos cerca de 400 entrevistados, o item atração e retenção de talentos fica atrás apenas dos altos tributos, que foram mencionados como o principal obstáculo para o desenvolvimento de PMEs em 51% das respostas.

Em palestra na Feira do Empreendedor, o diretor de marketing e parcerias da Catho, Luís Testa, explicou que o aumento do número de desempregados disponíveis no mercado de trabalho não deve facilitar a realidade das PMEs no que diz respeito à contratação de talentos.

“Antes, na hora em que decidia contratar, o empreendedor tinha a possibilidade de acessar tanto profissionais desempregados quanto aqueles que já tinham um emprego, mas procuravam uma evolução na carreira. Agora esse cenário mudou: diante do atual contexto econômico, quem está empregado dificilmente vai se aventurar em busca de outro trabalho e isso torna a busca por talentos mais delicada”, afirma Testa.

A dica para driblar essa dificuldade é intensificar o recrutamento ativo. Na prática, isso significa não apenas esperar que profissionais venham até a empresa para se candidatar a oportunidades abertas, mas também sair em busca desses talentos. O uso de sites de emprego é um dos caminhos indicados para essa busca proativa por currículos que se adequem ao perfil da vaga em aberto.

“No caso de oportunidades que requerem conhecimentos específicos ou que têm prazos muito curtos para o preenchimento, o recrutamento ativo torna-se ainda mais necessário. Mesmo com o aumento da taxa de desemprego, a realidade na hora de contratar não se tornará tão mais simples”, diz o executivo da Catho.

O acompanhamento das tendências de salários é outro aspecto fundamental tanto na contratação quanto na retenção, de acordo com Testa. “Oferecer um salário abaixo do mercado, por exemplo, pode dificultar ainda mais a tarefa de atrair um determinado perfil de profissional”, afirma. Testa também fará uma apresentação no estande da Planeta Digital, no dia 23, às 17h. A apresentação terá como tema a Tecnologia para a Retenção de Talentos.

Catho Express

Durante a Feira, a Catho Empresas vai demonstrar em seu estande o Catho Express, novo recurso que permite ao empreendedor focar nos seus negócios enquanto a Catho faz o trabalho de identificar os melhores profissionais para uma determinada vaga, em menos tempo.

A proposta do Catho Express é que em poucos dias a empresa receba uma lista com os candidatos mais indicados para a oportunidade aberta, diminuindo o tempo gasto com a contratação de talentos, um aspecto fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Sobre a Catho Empresas

A Catho Empresas é uma unidade de negócios da Catho focada no atendimento ao segmento corporativo. São diversas ferramentas de recrutamento e gestão de talentos que auxiliam as empresas a encontrarem e reterem os melhores talentos, como a publicação gratuita e ilimitada de vagas, a busca ativa na base de currículos Catho, a consulta à pesquisa salarial e as soluções de educação corporativa. Além disso, a empresa disponibiliza conteúdos exclusivos no canal da Catho Empresas no Youtube e e-books com dicas sobre atração e gestão de pessoas. Com quase 2 milhões de vagas anunciadas anualmente e mais de 8 milhões de currículos na base, a Catho utiliza tecnologias de big data e inteligência artificial visando modernizar os processos de recrutamento e seleção do país e facilitar as contratações.

FSB Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário