sábado, novembro 21, 2015

Oposição fiscaliza obras paralisadas no Sertão do Moxotó


Os deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cumpriram agenda, na manhã desta sexta-feira (20), nas cidades de Arcoverde e Buíque, no Sertão do Moxotó. Participaram da comitiva os deputados Silvio Costa Filho (PTB), líder da Oposição; Julio Cavalcanti (PTB), natural da região; José Humberto Cavalcanti (PTB), Augusto César (PTB) e Edilson Silva (Psol).

Um dos pontos que mais chamou a atenção dos parlamentares foi as condições precárias do Hospital Regional de Arcoverde (HRA), única emergência da região, responsável pelo atendimento da população de 13 municípios. “São frequentes as queixas de falta de medicamentos, profissionais e materiais para o atendimento, o que infelizmente tem sido muito comum na saúde pública de Pernambuco, que se encontra hoje em situação de colapso. Vamos discutir o caso do HRA em audiência pública na Assembleia”, adiantou o líder da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho.



Hoje, segundo relato dos profissionais do hospital, a unidade funcionando acima da sua capacidade. Por dia são atendidos de 500 a 600 pacientes, o que vem provocando superlotação da recepção e longa espera pelo atendimento, como foi verificado durante a visita.

Outra queixa da população e dos funcionários da única emergência da região é a falta de diálogo com o gestor da unidade, Júlio Reis de Lima, que se recusou a receber os deputados. Segundo pacientes que aguardavam atendimento, ele teria saído por uma porta privativa de seu gabinete, que segundo a população é prática comum do gestor.

A programação teve início em Arcoverde, no terreno que deveria abrigar o Corpo de Bombeiros da região. Prometida desde 2013, a obra não saiu da fase de terraplenagem. Na sequência, os parlamentares da Oposição visitaram o Aeródromo Airon Rios, que enfrenta problemas com manutenção e infraestrutura. Um dos problemas encontrados pela Bancada de Oposição foi o balizamento noturno deficitário e as cercas quebradas, que permitem a invasão de animais trazendo riscos para as aeronaves durante pousos e decolagens.

Responsável pela programação, o deputado Júlio Cavalcanti destacou a importância de levar o programa à região. “Encontramos problemas em todas as áreas. Na saúde, educação, segurança, estradas. Vamos levar o resultado dessa visita ao Governo do Estado e cobrar solução para o que identificamos”, destacou o parlamentar.

Em Buíque, o roteiro contemplou a Estrada do Catimbau, orçada em R$ 6 milhões, que foi anunciada em 2013 e até agora não saiu do papel. O empreendimento, que chegou a ser incluído no programa rodoviário Caminhos de Pernambuco, é encarado como de extrema importância para a região. “Quando fui prefeito, agradecia quando me indicavam problemas em obras da prefeitura, porque possibilitava corrigir aquele problema. Essa é a contribuição Estado”, defendeu Augusto César .

Foram encontrados problemas mesmo em obras quase prontas, como a Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas, que apesar de ter estar em fase de acabamento, não teve matrículas abertas para o ano letivo de 2016. A unidade deveria ter sido entregue em dezembro de 2014. “Por onde adamos os problemas são os mesmo: obras paradas ou atrasadas, infraestrutura deficitária e baixa qualidade dos serviços prestados à população”, reforçou Edilson Silva.

“A Bancada de Oposição está cumprindo o seu papel, mas não fazemos a critica pela crítica. Realizamos audiências públicas e discutimos os problemas e as soluções para eles com a sociedade e com o Governo do Estado”, destacou José Humberto.

Desde o início do ano, quando foi lançado, o programa Pernambuco de Verdade já visitou obras e unidades de saúde na Capital, Zonas da Mata Norte e Sul, Região Metropolitana do Recife, Agreste e, agora, o Sertão do Moxotó.

Assessoria de Imprensa da 

Nenhum comentário:

Postar um comentário