quinta-feira, novembro 19, 2015

Na Alepe, Diogo Moraes alerta para surto de febre chikungunya em Santa Cruz do Capibaribe

Nas últimas semanas, houve 17 mortes e mais de 300 atendimentos por dia na cidade (Foto: Roberto Soares)

O aumento no número de pessoas suspeitas de infecção com o vírus chikungunya no Agreste pernambucano, principalmente em Santa Cruz do Capibaribe, tem preocupado o deputado Diogo Moraes (PSB). No Grande Expediente desta quarta (18), o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa relatou ter havido 17 mortes e mais de 300 atendimentos por dia de pessoas com suspeita de ter contraído a doença nas últimas semanas.

“Entre a última segunda e a manhã de hoje, o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão recebeu mais de mil pessoas com sintomas de chikungunya. As farmácias da cidade já não têm mais a injeção que poderia controlar a epidemia. Crianças e idosos não estão conseguindo resistir, a cidade está em pânico”, anunciou o parlamentar. Ele declarou que o surto pode ter se agravado em virtude da escassez hídrica. “Não há mais distribuição de água pela Compesa, mas em carros-pipas, sem muita qualidade, o que pode estar potencializando a doença”, observou.

O vírus chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Entre os sintomas da doença, predominam dores articulares e febre alta (acima de 39°C) de início abrupto, além de dores de cabeça e musculares, conjuntivite, náuseas, vômitos e vermelhidão pelo corpo. De acordo com Moraes, o Governo do Estado está ciente da situação no Agreste. “Mesmo assim, faço um apelo para que se possa, através da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, montar uma força-tarefa na região”, propôs.

Em apartes, parlamentares demonstraram solidariedade à população. “O problema acontece em todo o Estado. O Hospital Regional de Arcoverde está superlotado. Precisamos fazer uma operação de guerra, mobilizar a sociedade para que transmitam informações sobre os perigos desse surto”, sugeriu Eduíno Brito (PHS). “Esses sintomas têm a ver com as mutações que o mosquito e os vírus vêm sofrendo, o que dificulta o diagnóstico. Nosso Estado é campeão de casos da dengue neste ano e as consequências estão aparecendo”, pontuou Socorro Pimentel (PSL), que é médica.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário