sábado, setembro 19, 2015

Presidente da Codevasf, Felipe Mendes visita local de obras civis para implantação de flutuantes no lago de Sobradinho


A empresa contratada pela Codevasf vai realizar a terraplanagem para a construção do canal de solo compactado no interior do lago do Sobradinho. (Fotos: Codevasf/Divulgação)

Nessa sexta-feira (18), o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, e o superintendente regional da Companhia em Petrolina, Luciano Albuquerque, visitaram o local onde serão realizadas as obras civis necessárias à instalação de sistema de captação de água por meio de flutuantes no lago de Sobradinho. O sistema beneficiará o Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho.

O presidente da Codevasf citou na ocasião o empenho do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e da Presidenta Dilma Rousseff para que os recursos para compra e implantação do sistema de captação flutuante fossem liberados com a agilidade necessária para atender às obras e evitar prejuízos por conta do longo período de estiagem.

Na visita foi apresentado um esquema de como vai funcionar o equipamento e como a água do lago de Sobradinho será conduzida até a área de bombeamento, após captação pelo sistema flutuante. Veja na figura:


Os flutuantes são representados do lado esquerdo desse desenho, feito sobre fotografia do local. Eles captarão a água do lago, que está abaixo do nível habitual por conta da estiagem. Depois, uma espécie de canal conduzirá a água até a beira da barragem de Sobradinho, de onde será bombeada para o perímetro Nilo Coelho e outras áreas. As obras civis custarão R$ 12 milhões; os recursos já foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional. A ordem de serviço para as obras foi entregue à empresa responsável na visita de hoje.

Felipe Mendes enfatizou o empenho da Codevasf em dar a maior celeridade possível à execução da obra. "Nossos engenheiros e técnicos estão se empenhando ao máximo para que a obra seja realizada o mais breve possível. A empresa já foi comunicada que deve ter a maior pressa possível para realizar as obras, já que os recursos estão garantidos pelo governo. É uma grande responsabilidade que pesa sobre os engenheiros e técnicos envolvidos nessa empreitada", afirmou.

Os serviços a serem executados pela empresa contratada compreendem basicamente a terraplanagem para a construção do canal de solo compactado no interior do lago do Sobradinho.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário