segunda-feira, junho 22, 2015

A relação dos partidos políticos com os movimentos sociais e sindical - Artigo de Doriel Barros


Por Doriel Barros - Presidente da Fetape

É necessário que os partidos políticos de esquerda, especialmente o Partido dos Trabalhadores (PT), saiam do discurso político e exercitem, na prática, a abertura à participação popular, bem como considerem as proposições dos movimentos sociais e sindical.

Um partido deve atuar para além dos interesses de suas tendências, mas na perspectiva do fortalecimento da qualidade de vida da nossa gente, seja do campo ou da cidade. Esse precisa ser o olhar e a grande defesa dos dirigentes partidários, inclusive no momento da indicação de quadros para o governo federal, espaço que, entre outros, exige conhecimento e responsabilidade politica.

O PT precisa atuar de forma a evidenciar as grandes ações, projetos e programas que vêm sendo desenvolvidos em nosso estado, nos últimos anos, para mostrar ao povo pernambucano o grande volume de recursos investidos pelo Governo Federal. Temos assistido a uma paralisia em relação à divulgação dos grandes feitos do partido em Pernambuco, entre eles as importantes ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

Há um sentimento de muita insatisfação da nossa base com algumas posições equivocadas da presidenta Dilma, resultado de escolhas erradas e, algumas vezes, da incompetência de alguns dos seus colaboradores. Essas atitudes em nada têm ajudado o Brasil a avançar na busca pela cidadania e dignidade para nossa gente. Mas, sabemos que ainda há tempo de ela abrir o diálogo com os movimentos sociais e sindical que, no último pleito, foram incontestáveis defensores do legado do seu primeiro mandato.

Esperamos que o Partido dos Trabalhadores aqui em Pernambuco, evitando cometer erros do passado, também enverede por esse caminho do diálogo, considerando as contribuições de organizações e movimentos sociais e sindical que têm lutado diariamente com os milhões de trabalhadores e trabalhadoras.

Venho destacar, ainda, a necessidade da interiorização do PT, especialmente porque as suas vitórias muito se devem ao interior, bastando destacar que todos os seus prefeitos são dessa parte do estado.

Esse momento crítico, de constantes ataques da direita às conquistas sociais e ao governo do PT, requer uma ação ainda mais articulada. Por isso, defendo a unidade dos movimentos sociais e sindical, bem como uma articulação em bloco dos partidos de esquerda, para que possamos agir e atuar de forma coletiva para a transformação da sociedade, considerando os princípios da ética, justiça e solidariedade.

Assessoria de Comunicação Fetape

Nenhum comentário:

Postar um comentário