sexta-feira, abril 10, 2015

Santa Cruz do Capibaribe vai ganhar UPAE


Durante passagem por Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, nesta quinta-feira (09.04), onde inaugurou a Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira e autorizou e autorizou a restauração e duplicação da PE-160, o governador Paulo Câmara, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, e o prefeito do município, Edson Vieira, assinaram o termo de formalização da doação do terreno onde será erguida a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) do município. O local fica localizado no km 12 da PE-160, na propriedade de Curral Picado.

Com um investimento de, aproximadamente, R$ 13 milhões na obra e compra de equipamentos, a unidade contará com ambulatório de especialidades médicas com consultas em diversas áreas e um moderno centro de diagnósticos, onde serão realizados vários tipos de exames, laboratoriais e de imagem.

“As UPAEs são ferramentas fundamentais para aumentarmos a oferta de consultas e exames especializados no Interior. Essa unidade em Santa Cruz do Capibaribe faz parte do nosso programa de Governo, que estamos concretizando. Com toda a rede de UPAEs em funcionamento, esperamos amenizar as dificuldades que os moradores do interior precisam enfrentar para conseguir consultas com especialistas”, explica o secretário de Saúde, Iran Costa.

Ao todo, mais de R$ 200 milhões estão sendo investidos na construção de UPAEs em todo o Estado, no que já é o maior investimento da história de Pernambuco em assistência de média complexidade. Nove unidades já estão em funcionamento: Petrolina, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Limoeiro e Belo Jardim.

Desde julho de 2013, quando a primeira foi inaugurada, em Garanhuns, as UPAEs foram responsáveis por 437 mil consultas e 862 mil exames. Outros seis serviços já estão em construção nos municípios de Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri.

“As UPAEs já são uma realidade na Saúde Pública de Pernambuco. Elas estão levando especialidades médicas para localidades que eram carentes desses serviços, integrando a Atenção Primária e a assistência de média complexidade. E a população tem esse atendimento gratuito, perto de casa e ainda com possibilidade de fazer os exames necessários no mesmo lugar. Esse é um processo de regionalização da saúde que cada vez mais ganha força no nosso Estado”, afirma o secretário Iran Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário