segunda-feira, abril 13, 2015

Atrasos em repasses do Funcultura são criticados por Teresa Leitão na Alepe


Projetos culturais de diferentes áreas estariam com os cronogramas de pagamentos atrasados, devido a problemas com os repasses do Funcultura. A iniciativa é um fundo público do Governo do Estado que é destinado ao financiamento cultural por meio de seleção pública. O assunto foi abordado na quinta-feira passada (09), pela deputada Teresa Leitão, do PT.

Segundo a parlamentar, apenas 13% dos valores destinados aos editais de 2013 e 2014 foram repassados até o momento. Ela considerou a situação inadmissível e criticou a má gestão governamental. Em protesto à situação, agentes culturais do Estado estão fazendo uma manifestação na sede da Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, informou a petista.

Outro pleito da deputada é a abertura de editais específicos para considerar as peculiaridades de cada linguagem cultural, como música, dança, teatro, entre outras. Ela cobrou posicionamento sobre a situação e pediu a abertura de diálogo com os agentes culturais.

O vice-líder do Governo, deputado Tony Gel, do PMDB, afirmou que a Fundarpe tem interesse em resolver o problema e garantiu que os pagamentos vão ser honrados em breve. Ele destacou que os manifestantes que estão na Fundação vão ser recebidos pelos dirigentes da instituição.

Produção Rádio Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário