quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Na Alepe, deputados cobram atenção para a seca do Nordeste


A crise hídrica foi tema de discussões no Plenário da Assembleia nesta quinta-feira (12). O deputado Rodrigo Novaes, do PSD, enfatizou que a seca da região Sudeste ganha cada vez mais destaque na imprensa nacional, enquanto o Nordeste vive esquecido em constante escassez de água.

O parlamentar afirmou que a falta de recursos hídricos afeta diretamente a economia de Pernambuco, especialmente no Agreste e no Sertão. Ele cobrou investimentos do Governo Federal e criticou a ausência de planejamento e o atraso nas obras de transposição do Rio São Francisco.

Novaes defendeu que a questão deve ser tratada por meio de uma política nacional e prometeu envolver outras Casas Legislativas do Nordeste na discussão de combate à seca. Como exemplo de soluções possíveis, o deputado citou o caso de Israel, país árido que conseguiu contornar o problema da falta de água, através de investimento em tecnologia.

Em aparte, Miguel Coelho, do PSB, sugeriu a elaboração de um projeto de lei que obrigue as prefeituras a colocar em funcionamento os poços artesianos perfurados.

A deputada Raquel Lyra, do PSB, recomendou a realização de uma audiência pública para a discussão com entidades, sociedade civil e órgãos públicos envolvidos no combate à seca.

Aluísio Lessa, também do PSB, pediu o envolvimento da bancada nordestina no Congresso Nacional.

Rogério Leão, do PR, avaliou que é preciso observar as peculiaridades de cada município e propor soluções direcionadas à realidade de cada um.

Lucas Ramos, do PSB, pediu o envolvimento da Comissão de Desenvolvimento Econômico, para propor fontes de emprego e renda que não dependam diretamente da água.

Edilson Silva, do PSOL, criticou o Governo Estadual por fazer investimentos considerados por ele desnecessários, enquanto o combate à seca poderia receber mais recursos.

Eduino Brito, do PHS, ressaltou que é fundamental investir em fontes alternativas de energia, já que a matriz energética do Brasil é muito dependente de água.

Ângelo Ferreira, do PSB, destacou que o problema precisa ser estudado e que a responsabilidade não é apenas de um nível de Governo.

Socorro Pimentel, do PSL, destacou que os esforços do Governo Federal e Estadual nos últimos anos evitaram uma crise hídrica mais grave.

Zé Maurício, do PP, como presidente da Comissão do Meio Ambiente, colocou o colegiado à disposição para futuros debates. 

Produção Rádio Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário