terça-feira, novembro 18, 2014

Primeira turma do CPOR Recife é homenageada por Alberto Feitosa na Alepe

Primeiro-tenente Rogério Vasconcelos, o Comandante do CPOR Paulo Cícero Menezes e Alberto Feitosa, ex-aluno do CPOR Recife formado no curso de Engenharia (Foto: Letícia Jaques)

Por solicitação do deputado Alberto Feitosa, a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, na noite desta segunda-feira (17), uma sessão solene em homenagem aos 80 anos de formação da primeira turma formada pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro (CPOR) do Recife. A solenidade foi presidida pelo deputado e também ex-aluno da instituição, assim como Feitosa, José Maurício, e também contou com a presença de alunos do Centro de Preparação e personalidades pernambucanas que também passaram pelo CPOR.

Com a missão de formar oficiais, o CPOR é um centro de formação de grau médio, de linha de ensino militar bélico e destinado a formar o aspirante-oficial da reserva habilitando-o para ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército. O Centro mantém sete cursos na área bélica: Infantaria, Cavalaria, Engenharia, Artilharia, Comunicações e Material Bélico.

Com 81 anos de existência, completados no dia 13 de novembro, o CPOR Recife formou sua primeira turma, com o total de 15 aspirantes, no dia 05 de abril de 1934. Por ela passaram grandes nomes do estado como Jayme Wanderley da Fonte, fundador do hospital Jayme da Fonte, localizado no bairro das Graças; e o advogado e professor Joaquim Ignacio de Almeida Amazonas, fundador e primeiro reitor da Universidade Federal de Pernambuco. Pela instituição ainda passaram grandes personalidades pernambucanas como o ex-governador de Pernambuco Roberto Magalhães, o Ministro do STJ e o ex-presidente do TJPE Geraldo Og Fernandes, o empresário Armando Monteiro Filho, o Procurador Geral do Estado Thiago Norões, entre outros.

Ex-aluno do CPOR Recife e formado no curso de Engenharia, em seu discurso durante a solenidade, Alberto Feitosa destacou a importância do Centro de Formação em sua vida pessoal e falou da honra realizar esta sessão solene em comemoração aos 80 anos da primeira turma. “É um prazer estar aqui celebrando esta data tão importante para o CPOR e para a Associação dos Ex-Alunos do CPOR Recife. São 80 anos daqueles que deram os primeiros passos dentro da instituição e que serviram de grandes exemplos para nós, que logo em seguida seguimos os mesmos caminhos”, concluiu o deputado.

Ao final da solenidade, o Comandante do CPOR, o coronel da Infantaria Paulo Cícero Menezes, recebeu, ao lado do presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército-Recife, o primeiro-tenente Rogério Vasconcelos, uma placa comemorativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Assessora de Imprensa do Deputado Estadual Alberto Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário