terça-feira, novembro 18, 2014

Ciclo de Palestras da UPE Garanhuns debate Consciência Negra, História e Interdisplinaridade


Como forma de comemorar a Semana da Consciência Negra, trabalhando o tema com os universitários, a UPE Campus Garanhuns, recebeu o professor Vagner Dijagó, natural de Guiné Bissau, Mestre em sociologia pela UFAL e doutorando em Antropologia na UFPE, que ministrou palestra na noite da sexta-feira (07/11), juntamente com a professora Magdalena Almeida, que se deslocou da capital pernambucana para interagir com os estudantes. O evento fez parte do I Ciclo de Palestras "História e Interdisciplinaridade", promovido pelo curso de História da UPE, coordenação de extensão da universidade e o Núcleo de Estudos Brasil/África, também da UPE, coordenado pela professora Silvânia Núbia.

O encontro realizado no auditório da Codeam, também foi preparatório para a oferta do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Culturas Africanas e Indígenas, que está sendo organizado pela UPE Garanhuns.

As palestras apresentadas foram: “Guiné Bissau: da democracia revolucionária à democracia liberal”, e “Letras de canções como manifestação literária no samba de coco em Pernambuco”, dos professores Vagner Dijagó e Magdalena Almeida, respectivamente. A abertura dos trabalhos ficou a cargo do coordenador do Curso de Licenciatura em História do campus da UPE em Garanhuns, o professor Ricardo Bezerra. Estiveram também presentes as professoras Maria Giseuda de Barros Machado e Silvânia Núbia Chagas, e o professor e antropólogo José Roberto de Melo Ferreira.

Os Ciclos de Palestras tiveram início em agosto, possibilitando a construção de um espaço de discussão e debate.

Imprensa da Universidade de Pernambuco/Vox Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário