quinta-feira, julho 17, 2014

Presidente do TJPE recebe visita do embaixador do Senegal

A visita aconteceu no Salão Nobre do Palácio e a arquitetura do espaço encantou o embaixador (Foto: Rodrigo Moreira)

O embaixador do Senegal no Brasil, S.E.M. El Hadji Amadou Niang, esteve no Palácio da Justiça, no Bairro de Santo Antônio, na última terça-feira (15/7), para uma visita ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves. Também participaram do encontro o decano do Tribunal, desembargador Jones Figueirêdo, e o cônsul do Senegal no Recife, Enio Castellar.

A visita aconteceu no Salão Nobre do Palácio e a arquitetura do espaço encantou o embaixador, que o comparou ao Palácio de Versalhes. "Para mim, é uma verdadeira honra estar nesse local e ser recebido pelo presidente do Poder Judiciário. Este é o lugar do direito. Como diziam os gregos, é aqui que construímos a vida", ressaltou El Hadji Amdou Niang.

Jurista, formado em direito público e pós-graduado em Sorbonne, falou do significado do direito para os senegaleses. "Para nós, os direitos humanos constituem os pilares da diplomacia. Somos o único país que não sofreu com golpes de estado", contou o embaixador que, sobre a visita, garantiu: "Essa é a primeira etapa da ligação fraternal que vai se estabelecer entre as nossas nações".

O presidente do TJPE destacou a satisfação em receber o embaixador e discorreu sobre o papel do Tribunal na sociedade. "O direito, considerado objetivamente, é um complexo de normas que visa pautar a conduta do homem objetivando a paz social e o Tribunal aplica o direito na busca da Justiça", explicou. Sobre o papel do juiz, Frederico Neves afirmou que o bom magistrado não é aquele que se volta, apenas, para os aspectos jurídicos de uma questão, mas o que observa o lado social e humano dos processos.

Por fim, o embaixador conheceu o gabinete da Presidência e conversou sobre a possibilidade de parcerias para o intercâmbio de pernambucanos e senegaleses. Também contou dos projetos culturais que está desenvolvendo e que pretende trazer para o país. O presidente do TJPE agradeceu à visita e enfatizou que o Tribunal estará sempre de portas abertas para o embaixador.

Redação | Ascom TJPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário