domingo, junho 08, 2014

IPA apresenta tecnologias para recuperação de áreas salinizadas


Com a finalidade de recuperar solos afetados por sais e a produção e conservação de forragens em áreas irrigadas, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu, na quarta-feira (04/06), um Dia de Campo, na Estação Experimental de Belém do São Francisco. No encontro, foram apresentadas tecnologias referentes às técnicas de manejo de áreas com problemas de subsolagem, gradagem e gessagem, além de produção e conservação de gramíneas forrageira irrigada.

Participaram do evento os diretores de Pesquisa do IPA, Antônio Santan e do Instituto Nacional do Semiárido-INSA, Aldrin Perez. Ao todo, foram cerca de cem participantes, entre agrônomos, veterinários, zootecnistas, agentes de extensão rural, tecnólogos de cinco Estações Experimentais do IPA, em conjunto com agricultores familiares dos municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Salgueiro, Itacuruba, Serra Talhada, Arcoverde, Parnamirim, Mirandiba, Terra Nova, Verdejantes, Jatobá, Serrita, Tacaratu, Floresta, Petrolândia, Ibimirim, Carnaíba, Recife e Abaré (BA).

"O evento abordou uma problemática vivenciada pelos agricultores da região, promovendo a discussão de alternativas concretas", disse Aldrin. "O objetivo foi alcançado, por meio da troca de conhecimento e da orientação técnica aos criadores dos perímetros irrigados, quanto aos temas apresentados", declarou José Nunes Filho, pesquisador do IPA, que coordena o projeto.

IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário