segunda-feira, junho 23, 2014

Explosão em universidade deixa oito mortos e 20 feridos


Pelo menos oito pessoas morreram e 20 ficaram feridas em uma explosão que atingiu uma universidade estatal na cidade de Kano, no Norte da Nigéria, informou a polícia. O oficial Magaji Majiya contou que diversas pessoas com ferimentos horríveis foram levadas para um hospital local para passar por tratamentos.

Segundo um professor da faculdade, a explosão começou no estacionamento, do lado da escola de formação. A área do atentado foi isolada e os serviços de emergências continuam a socorrer os feridos, de acordo com as fontes. A polícia informou que uma pessoa foi presa e que está investigando o caso.

Kano é a segunda maior cidade do país e já foi alvo no passado de ataques do grupo radical Boko Haram, que visa a criação de um Estado islâmico no Norte da Nigéria. Três estados a leste de Kano — Borno, Yobe e Adamawa — estão sob estado de emergência imposto pelo governo, após anos de ataques dos terroristas.

Há menos de uma semana, 21 pessoas foram mortas na explosão de uma bomba no estado de Yobe, fora de uma loja onde as pessoas se reuniram para assistir a um jogo da Copa do Mundo. Encontros públicos para ver as partidas do Mundial foram proibidos em algumas partes da Nigéria, devido à ameaça do Boko Haram, que pretende derrubar o governo.

Boko Haram — que significa “a educação ocidental é proibida” na língua Hausa — ganhou repercussão internacional em abril, após o sequestro de mais de 200 meninas em uma escola de Chibok, no estado de Borno.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário