quinta-feira, abril 10, 2014

Humberto diz que Dilma vem aprofundar parcerias com o Estado


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou que a visita da presidenta Dilma Rousseff a Pernambuco, na próxima segunda-feira (14), servirá para manter e aprofundar os laços entre o Governo Federal e o Estado.

“Ela vem para dizer a Pernambuco que o Governo Federal manterá todas as parcerias que têm com o Governo do Estado e que espera que essas parcerias se aprofundem”, afirmou o líder do PT, que passou a tarde da quarta-feira (9) em contato permanente com o Palácio do Planalto.

De acordo com Humberto, a visita de Dilma para a entrega do navio suezmax Dragão do Mar representa, ainda, “a posição republicana que ela e o seu governo têm” nas relações com Pernambuco.

O navio suezmax Dragão do Mar, terceiro petroleiro construído em Pernambuco pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro, será entregue pela presidenta no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca, às 11h da próxima segunda.

Para o senador, é uma “demonstração ao Brasil da força da indústria naval brasileira e, também, da Petrobras. A entrega de mais um petroleiro mostra que, apesar de todo o cerco que tem sido feito contra a empresa, ela continua trabalhando, produzindo e vai avançar cada vez mais nessa tarefa de explorar nossas riquezas e revertê-las em favor da nossa população”.

PETROLEIROS

O Dragão do Mar integra uma série de 10 petroleiros idênticos, encomendados ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que celebram figuras destacadas na história brasileira. Dois deles já estão em operação: João Cândido, entregue em maio de 2012, e Zumbi dos Palmares, em atividade desde maio de 2013.

O nome Dragão do Mar faz referência a Francisco José do Nascimento (1839-1914), identidade do herói cearense historicamente conhecido por aquele codinome. Também chamado de Chico da Matilde, ele liderou os jangadeiros que se engajaram na luta abolicionista, recusando-se a transportar para os navios negreiros os escravos vendidos para o Sul do País.

O petroleiro suezmax tem 274 metros de comprimento, 51 metros de altura, 48 metros de largura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção diária nacional. A denominação suezmax deve-se ao calado desse tipo de embarcação, de 17 metros, compatível com a passagem pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.

Assessoria de Imprensa do Senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário