segunda-feira, março 24, 2014

Nova Agência do Trabalhador é inaugurada em Jaboatão dos Guararapes


Na manhã desta segunda-feira, dia 24 de março, foi inaugurada a Agência do Trabalhador do Jaboatão do Guararapes. O Deputado Federal Paulo Rubem (PDT-PE) destinou emenda no valor de R$ 500.000,00 para equipar a Agência com mesas, cadeiras, computadores, ar-condicionado, dentre outros móveis e equipamentos. A nova Agência, que integra as ações da Secretaria executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão, está localizada na Avenida Barão de Lucena, 131, Jaboatão Centro.

Além do Deputado Paulo Rubem, a cerimônia de inauguração contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; Prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes; Secretário Executivo de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão, Hélcio de Mattos, e membros da equipe da Secretaria; autoridades e representantes do poder público municipal e estadual.

Em seu discurso, o Deputado Paulo Rubem falou da importância desta Agência no contexto de desemprego em que vive o estado de Pernambuco. “O Ministério Público do Trabalho orientou municípios para que constituam e invistam em estruturas municipais de trabalho, qualificação profissional e empreendedorismo. Jaboatão dos Guararapes começou antes e hoje esta inauguração é um grande exemplo para todo o Pernambuco. Para que tenhamos mais e melhores empregos para todos e todas”, destacou o parlamentar. “É preciso garantir e defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Hoje a Secretaria Executiva de Trabalho do município do Jaboatão atua nessa perspectiva, além de avançar na Economia Solidária e Economia Criativa”, disse Paulo Rubem.

O Prefeito do Jaboatão dos Guararapes agradeceu ao Deputado Federal Paulo Rubem Santiago por todo apoio. “É um parlamentar que tem sensibilidade profunda. Um parlamentar ousado que não se intimida com as dificuldades e compreende seu papel. A presença de Paulo Rubem no Congresso Nacional é imprescindível”, afirmou o Prefeito.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, do PDT, também elogiou a atuação parlamentar do Deputado Paulo Rubem, parabenizando pela destinação da emenda no valor de 500 mil reais, através da qual foi possível equipar toda a Agência do Trabalhador. “Jaboatão dos Guararapes deve muito a Paulo Rubem. Ele é um dos melhores quadros ideológicos deste país. Sinto-me muito honrado em ter no PDT um companheiro como ele, que formula e propõe”, falou o Ministro.

As principais ações da Agência do Trabalhador inaugurada hoje são: intermediação de mão de obra; expedição da Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego e Qualificação Profissional.

Deputado Paulo Rubem com o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; Secretário Executivo do Trabalho do Jaboatão, Helcio de Mattos; e o Prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes.

Avanços – Com a atual da gestão da Secretaria executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão dos Guararapes, cujo Secretário é Helcio de Mattos, houve muitos avanços. Colocações no Mercado de Trabalho: em 2009 foram 456; em 2013 foram 2.944 pessoas introduzidas no mercado de trabalho via Agência do Trabalhador do município de Jaboatão. Carteira de trabalho: em 2009 foram 1.673; em 2013 foram 12.571 carteiras expedidas.

Outro destaque são os números relacionados à Qualificação Profissional. Em 2009, foram 713 qualificações. Já no ano passado, o número de qualificações profissionais chegou a 4.000, com ampliação nas parcerias: Ministério do Trabalho e Emprego (ProJovem e PLANTEC), Jovem Aprendiz (Construção Civil) e Sistema S, com cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI, SEST/SENAT e SENAR.

Fonte: Paulo Rubem (paulorubem.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário