terça-feira, janeiro 28, 2014

Petrolândia está incluída entre as 7 cidades do Sertão que serão beneficiadas pelo Chapéu de Palha; inscrições encerram-se nesta sexta-feira(31)

7 cidades do Sertão serão beneficiadas pelo Chapéu de Palha.
Governo também oferece cursos para os fruticultores.

Entre os dias 27 e 31 de janeiro, começa o cadastramento do programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada. Os beneficiários precisam ter trabalhado na última safra e ter ficado desempregados no período de 1º de junho a 31 de dezembro de 2013. Além de Petrolândia, o programa atende trabalhadores das cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco.

Para se inscrever é necessário apresentar a carteira profissional comprovando que trabalhou na fruticultura por, no mínimo, 30 dias corridos. Também são considerados trabalhadores da fruta quem tem registro na carteira profissional de tratorista, embalador, auxiliar de câmara fria e de embalagem.

Os cadastrados vão receber, durante o período da entressafra deste ano, cursos de capacitação profissionalizantes, além de um auxílio financeiro dividido em quatro parcelas de até R$ 246,45, valor complementar ao benefício do Bolsa Família.



Para a trabalhadora rural, Martinha Zulmides de Sousa, de 48 anos, a ajuda financeira na entressafra é necessário para o seu sustento. “O meu contrato de safra é sempre de cinco meses e eu ganho um salário mínimo. Quando chega a entressafra a gente precisa bico para sobreviver porque o que a gente recebe do governo não é suficiente”, explicou a moradora do bairro Jardim São Paulo.

Nesta edição, o pagamento do incentivo está diretamente condicionado à participação de cursos oferecidos por cinco Secretarias Estaduais: Educação; Agricultura e Reforma Agrária; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; e Mulher.

Para participar, é preciso se dirigir aos polos de cadastramento e apresentar original e cópia do CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, número do PIS ou do NIS, carteira de trabalho (com o registro de atividade de no mínimo 30 dias) e contrato de rescisão referente à última safra de 2013.

Confira polos de cadastramento (Fonte: G1 Petrolina e Região)

MunicípioPóloBairroLocalEndereço
Petrolina1Agrovila MassanganoEscola Municipal Irmã Luíza GomesAvenida Principal, s/nº, Agrovila Massangano
Petrolina2BebedouroEscola Estadual Antonio Nunes dos SantosAvenida Principal, s/nº, NS 01, Bebedouro
Petrolina3CentroCentro de Convenções (João de Deus, José e Maria, São Gonçalo e STR)Avenida 31 de março, s/nº, Centro
Petrolina4N - 04Escola Estadual Nossa Senhora AparecidaRua B, s/nº, NM - 04, Projeto Senador Nilo Coelho
Petrolina5N -10Escola Estadual Poeta Carlos Drumond de AndradeAvenida Principal, s/nº, NM - 10, Projeto Senador Nilo Coelho
Petrolina6Projeto Maria TerezaEscola Municipal José Esmerindo RibeiroAvenida Principal, s/nº, Vila do Km 25, Maria Tereza
Petrolina7TaperaEscola Municipal Félix Manoel dos SantosAvenida Principal, s/nº, Estrada de Tapera
Lagoa Grande8CentroEscola Estadual Santa Maria
Lagoa Grande9VermelhosEscola de Referência em Ensino Médio Dom Helder CâmaraAvenida Principal, s/nº, Vermelhos
Santa Maria da Boa Vista10CentroSTRRua Joaquim Nabuco, 229, Centro
Orocó11CentroSTRAvenida Prefeito Ulisses de Novaes, 56, Centro
Cabrobó12CentroSTRAvenida Presidente Castelo Branco, nº 588, Centro
Belém do São Francisco13CentroSTRAvenida Coronel Gerônimo Pires, nº 124, Centro
Petrolândia14CentroSTRRua Dantas Barreto, nº 109, Centro