quarta-feira, dezembro 04, 2013

Polícia Federal descobre tentativa de golpe contra o INSS em Belém do São Francisco; suspeita é acusada de aplicar o mesmo golpe em Petrolândia e Tacaratu

Arualisado as 09:10 hs
A "Cigana do INSS", como ficou conhecida, já teria aplicado o mesmo golpe contra o INSS nos municípios de Floresta, São José do Egito, Cabrobó, Petrolândia e Tacaratu. Foto: PF/ Divulgação

Polícia Federal divulga, nesta quarta-feira, as prisões de duas mulheres em flagrante, quando aplicavam um golpe contra o INSS em Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco. Entre as detidas está uma das estelionatárias mais procuradas no estado: Iraneide Maviel da Silva, mais conhecida como "Cigana do INSS", doméstica paraibana de 31 anos.

A mulher, que já foi presa por abandono de incapaz no município de Floresta, é suspeita de aplicar o mesmo golpe contra o INSS nos municípios de Floresta, São José do Egito, Cabrobó, Petrolândia e Tacaratu, arregimentando pessoas para concessão de benefícios fraudulentos. A outra detida foi identificada como Maria Ivanice Magalhães Silva, doméstica de 55 anos, natural e residente em Serra Talhada e sem antecedentes criminais.



Os policiais chegaram até as suspeitas depois de receber informações da gerência do INSS de Belém do São Francisco sobre a desconfiança da documentação apresentada por duas mulheres acompanhada por uma terceira suspeita, para dar entrada ao benefício assistencial de amparo ao idoso-(aposentadoria). Ao checar a documentação, percebeu-se que as numerações do CPFs eram parecidas e que as certidões de nascimento possuíam a mesma naturalidade e ano nascimento e a mesma data de emissão da 2ª via.

Sabendo que as mulheres retornariam até a agência na segunda-feira passada, policiais federais foram até o local averiguar o caso. Duas das três suspeitas compareceram à agência para dar entrada ao benefício fraudulento, quando foram detidas por policiais civis que confirmaram a fraude e aguardaram a chegada da Polícia Federal. Com as suspeitas, foram encontrados vários documentos (certidão de nascimento, CPF, carteira de trabalho e identidade) além da quantia de R$ 4.600,   possivelmente extraídos de saques fraudulentos de aposentadorias.

As presas receberam voz de prisão em flagrante, foram informadas dos seus direitos e garantias constitucionais e foram conduzidas para a sede da Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro. Elas foram autuadas em flagrante. No interrogatório, Iraneide negou participação no golpe. Já Maria, confirmou o envolvimento dela tanto na preparação da documentação fraudulenta como no pagamento da passagem de ônibus para comparecer ao banco para sacar os valores indevidos.

As duas foram encaminhadas para o Presídio Feminino de Salgueiro, onde ficarão à disposição da Justiça Federal. Este já é o sétimo caso (os outros seis casos, foram em Olinda, Recife, Limoeiro, Catende e dois em Caruaru somente este ano referente a golpes aplicados por estelionatários e que foi descoberto pela Caixa Econômica Federal, INSS e Polícia Federal onde foi evitado um prejuízo na cifra de R$ 212 mil reais.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário