sexta-feira, abril 19, 2013

19 de abril: Hoje comemoramos o dia do Índio

19 de Abril é o Dia do Índio. A data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto Lei No. 5.540, mas o dia não foi escolhido aleatoriamente para essa homenagem. 

Explica-se que em 1940 foi realizado, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas dos continente americano foram convidados para participar das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Esse comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, depois de entenderem a importância daquele momento histórico. A participação dos indígenas ocorreu no dia 19 de abril. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, após a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Nesta data, parabenizamos toda a comunidade indígena, em especial as aldeias Pankararu, na pessoa de um artista que valoriza sua cultura, suas raízes, sua cidade, sua família, tem consciência ambiental e política, talento de sobra para si mesmo e para inspirar seus sobrinhos, levando ao palco sua arte e a cultura pankararu e, fazendo tanto, ainda esbanja humildade. Parabenizamos o cantor Gean Ramos, da vizinha cidade de Jatobá, no Sertão de Pernambuco.

"Ciência do Índio é uma música que fala das crenças, fenômenos naturais, da alegria de voltar à minha terra (Jatobá-PE) e um pouco da rotina do ano em que a compus." Gean Ramos



Para conhecer melhor o trabalho do artista, visite o site geanramospankararu.wix.com
Perfil de Gean Ramos no Facebook: www.facebook.com/gean.ramos.562

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeo: YouTube/Gean Ramos
Informações: Wikipedia e Acemprol

Nenhum comentário:

Postar um comentário