segunda-feira, março 28, 2022

Saiba quantos e quem são os secretários que deixarão governo Paulo Câmara para serem candidatos

O deputado estadual licenciado, o secretário de Turismo Rodrigo Novaes é um dos que vão deixar a pasta para concorrer à reeleição, buscando seu quarto mandato na Alepe.“Conversamos com nosso grupo político e definimos o caminho de concorrer a um novo mandato de deputado estadual. Seguiremos, eu e meu grupo político''. 

O fim do prazo da janela partidária e da desincompatibilização de cargos termina no próximo dia 2 de abril. Dos 23 secretários que compõem a estrutura administrativa do Governo do Estado, cerca de cinco titulares devem deixar o comando de suas pastas para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara dos Deputados.

Mesmo com a saída dos auxiliares, a reforma administrativa em substituição aos secretários, não deverá ocorrer de imediato. Isso porque, em paralelo a estas mudanças, o governador Paulo Câmara também está costurando a montagem do restante da chapa liderada pelo pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB), que ainda não tem definido quem concorrerá a vice e ao Senado.

Alguns dos nomes já confirmaram publicamente que pretendem deixar o Governo. O secretário de Ciências e Tecnologia, Lucas Ramos, visto como uma liderança importante no Sertão do Estado pelo PSB, irá disputar como deputado federal. Também pelo partido socialista, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, vai concorrer a deputado estadual.
Guedes, inclusive, tem feito agendas pelo Estado em conjunto com o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento, Pedro Campos, irmão do prefeito do Recife João Campos, que está no cargo há apenas cinco meses e deve se desincompatibilizar para concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Ainda sobre os nomes do PSB no Governo do Estado, a incerteza paira sobre o futuro político do ex-prefeito do Recife e secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio. Fontes ligadas ao Palácio do Campo das Princesas, afirmam que até o momento, tem se trabalhado com o cenário de que Geraldo sairá candidato a deputado federal. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do auxiliar para tratar do assunto, mas até a publicação desta matéria não teve retorno.

Das indicações feitas pelo Partido Progressista (PP), comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, também haverá mudanças. O secretário de Desenvolvimento Agrário Claudiano Martins Filho, que também é deputado estadual licenciado, deve entregar o comando da pasta para encarar a reeleição nas urnas.

Quem também deve deixar a secretaria são o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco Kaio Maniçoba e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IPA, Beto Accioly.

O deputado estadual licenciado, o secretário de Turismo Rodrigo Novaes é outro quadro que vai deixar a pasta para concorrer à reeleição, buscando seu quarto mandato na Alepe.“Conversamos com nosso grupo político e definimos o caminho de concorrer a um novo mandato de deputado estadual. Ouvimos nossa base e o povo de Pernambuco. A decisão está tomada. Seguiremos, eu e meu grupo político, a liderança do governador Paulo Câmara, nosso comandante”, declarou Novaes, na época da decisão, em março do ano passado.

Governo Municipal

Na Prefeitura do Recife, até o momento, não há indicativo de que algum secretário ou secretária do primeiro escalão possa entregar o carro para uma disputa proporcional. A leitura é que por se tratarem de quadros técnicos, em sua grande parte, sem perfil político-eleitoral, dificilmente haverá mudanças administrativas no fim do prazo de desincompatibilização neste sentido.

Nem mesmo o vereador licenciado Rodrigo Coutinho (SD) pretende sair. Ele continua chefiando a Secretaria de Esportes do Recife, e vai apoiar a esposa do prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), Claudia Lupércio, que vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

A secretária de Turismo, Cacau de Paula, estava sendo cotada para a vaga de vice, na chapa de Danilo Cabral, como uma forma de compensar a indicação do PT para o Senado. Mas, com a saída da deputada federal Marília Arraes da sigla petista e sua recursa em ser a pré-candidata a senadora da Frente Popular, o entendimento é de que André de Paula, pai da secretária municipal, possa ir para o Senado.

Mirella Araújo/Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário