sexta-feira, setembro 24, 2021

Eduardo Bolsonaro testa positivo para Covid-19 e comitiva brasileira na ONU já tem três infectados

Além de Eduardo e Queiroga, cerca de 50 pessoas que participaram da viagem aos Estados Unidos também estão em isolamento por determinação da Anvisa, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, que permanece no Palácio da Alvorada. 

BRASÍLIA — O deputado federal Eduardo Bolsonaro confirmou nesta sexta-feira que também foi diagnosticado com Covid-19. O filho do presidente Jair Bolsonaro também estava na comitiva do governo federal para Nova York, onde o presidente discursou na Assembleia-Geral da ONU.

A informação foi revelada pelo "R7" e confirmada pelo GLOBO com integrantes que estiveram com o governo em Nova York. Eduardo Bolsonaro é o terceiro integrante da comitiva a receber o teste positivo para Covid-19. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi o segundo. O primeiro contaminado da comitiva foi um diplomata lotado no Palácio do Planalto que chegou antes do grupo a Nova York.

Em suas redes sociais, o deputado federal e filho de Bolsonaro aproveitou o resultado positivo para criticar a proposta do passaporte sanitário, que exigiria a comprovação de vacinação para a realização de algumas atividades. No entanto, em inúmeros momentos da viagem, tanto Eduardo como o resto da comitiva não cumpriram os protocolos sanitários adequados. O filho do presidente, assim como Queiroga, foram fotografados sem máscara e estiveram em aglomerações. Na quarta-feira, Eduardo postou no Instagram uma visita a sede da rede social Gettr, e em nenhuma foto usava máscara.

— Sabemos que as vacinas foram feitas mais rápidas do que o padrão. Tomei a 1ª dose de Pfizer e contraí COVID. Isso significa que a vacina é inútil? Não creio. Mas é mais um argumento contra o passaporte sanitário. Estudos sobre efeitos colaterais e eficácia estão ocorrendo agora — escreveu.

Além do esquema vacinal terminar após a segunda dose, no caso da Pfizer, a vacina não necessariamente impede o contágio, mas diminui consideravelmente a chance da doença se tornar grave.


Além dos dois, a ministra Tereza Cristina também confirmou nesta sexta-feira que recebeu o diagnóstico para a doença. A ministra da Agricultura, entretanto, não esteve na comitiva em Nova York. O Advogado-Geral da União, Bruno Bianco Leal, testou positivo na noite de quinta-feira e agora aguarda o resultado de uma contra-prova.

Além de Eduardo e Queiroga, cerca de 50 pessoas que participaram da viagem aos Estados Unidos também estão em isolamento por determinação da Anvisa, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, que permanece no Palácio da Alvorada. A comitiva será testada no final de semana e, se receber um resultado negativo, poderá voltar às atividades presenciais na próxima semana.

Na última quarta-feira, o secretário de Comunicação da Presidência, André Costa afirmou que Bolsonaro está assintomático e que seguirá no Palácio do Alvorada até o período de cinco dias após o último contato com Queiroga, que se deu na terça-feira. Esse regramento, previsto no guia do Ministério da Saúde epidemiológico para o vírus, valerá para todos os outros.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário