quarta-feira, agosto 12, 2020

Alunos de Pernambuco podem baixar aplicativo para aulas online e internet gratuita a partir desta quarta, diz governo

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco anunciou, nesta terça (11), que está disponível o aplicativo Conecta Aí, que levará aos 500 mil estudantes da rede pública aulas online, durante a pandemia. O governo informou, ainda, que, a partir desta quarta (12), estará liberado o acesso gratuito à internet, beneficiando também 30 mil professores e cinco mil alunos carentes da Universidade de Pernambuco (UPE) (veja vídeo acima).

A ideia é que os estudantes tenham acesso gratuito ao material da Plataforma Educa-PE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Google Classroom, utilizados pelo governo para transmitir aulas de maneira remota. As atividades presenciais estão suspensas desde março.

Nesta terça, o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, informou que o Conecta Aí já pode ser baixado por meio do celular, na loja de aplicativos.

“Estamos concluindo o processo de credenciamento das operadoras, a qualquer momento. Os estudantes já poderão ter acesso gratuito à internet já a partir de amanhã [quarta]”, afirmou Amâncio, por meio de vídeo enviado para a TV Globo.

Para acessar o aplicativo, será necessário utilizar os e-mails educacionais, criados pela Secretaria de Educação e Esportes e enviados aos estudantes e professores da rede.

Em seguida, informou a secretaria, todos deverão informar se estão vinculados à Secretaria de Educação e Esportes ou à UPE.

Na tela seguinte, a pessoa precisa identificar se é estudante ou professor para acesso aos conteúdos. “A tarifa será paga pelo governo”, acrescentou.

Programa

A oferta de internet gratuita para esse público foi anunciada no dia 5 de agosto pelo governador Paulo Câmara (PSB). Com o aplicativo, os estudantes e professores também terão auxílio para os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas de aulas não presenciais e outras atividades complementares e podcasts (veja vídeo acima).

O Conecta Aí também vai beneficiar os professores que atuam na rede pública estadual na transmissão das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos, pela plataforma Educa-PE.

É, segundo a secretaria, um "programa de formação continuada com foco no uso de novas tecnologias e desenvolvimento de competências".

Os estudantes e professores poderão acessar os conteúdos por meio de todas as operadoras de telefonia que atuam em Pernambuco.

A iniciativa, informou o governo, representa um investimento de R$ 23 milhões para o ano letivo de 2020, que foi diretamente afetado pela pandemia da Covid-19,

Letalidade

Pernambuco chegou, nesta terça-feira (11), a 7.008 mortes confirmadas por Covid-19. Em um cenário de 105.982 pessoas infectadas no estado, esses óbitos representam 6,61% do total. Esse percentual é conhecido como taxa de letalidade da doença, e a de Pernambuco é a segunda maior do Brasil.

Por G1 pE

Nenhum comentário:

Postar um comentário