quinta-feira, março 19, 2020

Comunidade católica comemora hoje, 19, o dia de São José, padroeiro dos agricultores e carpinteiros e pai de Jesus


Hoje, 19 de março é comemorado em toda a comunidade católica brasileira, o dia de São José. Ele é o pai de Jesus, por isso é padroeiro e intercessor das famílias brasileiras, também é o padroeiro dos trabalhadores, carpinteiros e dos agricultores.

Segundo a crença popular e católica, se chover no dia de São José, o plantio e a colheita serão bons o ano inteiro. Muitos agricultores passam a semana que antecede o dia do Santo rezando e pedindo a vinda da chuva. São José é querido principalmente pelos sertanejos nordestinos.

Em Itabaiana, São José é padroeiro de vários povoados do município, a exemplo dos povoados São José e Matapoã, e também do bairro Porto, que antes também era povoado; este conta com um grande número de pessoas que trabalham no campo.

A procissão em homenagem ao santo acontecerá amanhã, 20, saindo da capela do Bairro Porto, percorrendo algumas ruas da comunidade. Hoje, ocorrerá uma missa na Capela de São Luiz, no centro de Itabaiana.

Que São José interceda pelo povo brasileiro!

Por que a festa de São José é celebrada no dia 19 de março?

Adevoção a São José, esposo de Maria, pode ser encontrada já no início da Igreja. Havia uma festa dedicada a ele no Egito do século IV. A data em que os fiéis costumavam homenagear o santo era, a princípio, 20 de julho.

No entanto, uma comemoração a São José foi logo acrescentada ao calendário bizantino em 26 de dezembro. Muitas Igrejas Orientais continuam com esta celebração nesta data. Segundo a Igreja Ortodoxa, “São José é comemorado no domingo depois da natividade. Se não houver domingo entre 25 de dezembro e 1.º de janeiro, sua festa será transferida para o dia 26 de dezembro.”

Esta celebração de José o coloca próximo da festa do nascimento de Cristo, 25 de dezembro, evento no qual ele estava presente, segundo os relatos dos Evangelhos.

Na Igreja Ocidental, a festa de São José não foi fixada até o século XV. De acordo com algumas tradições, 19 de março foi o dia da morte de José, embora haja poucas evidências para sustentar esta data.

A Bíblia é totalmente silenciosa sobre a morte do pai adotivo de Jesus e, como resultado, a Igreja baseia-se em tradições orais transmitidas ao longo dos séculos.

Em 1621, o papa Gregório XV estendeu a festa de São José a toda a Igreja. Já em 1870, o Papa Pio IX declarou José o “Patrono da Igreja Universal”. Por muitas décadas, 19 de março foi um dia de preceito para a Igreja, ou seja, era mandatório ir à Missa neste dia.

A celebração de São José em março o coloca próximo a outro episódio bíblico, em que ele é mencionado diretamente. No dia 25 de março, a Igreja comemora a Anunciação do Senhor, quando o anjo Gabriel visitou a Santíssima Virgem Maria. Como o Evangelho de Mateus narra, “Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente” (Mateus 1, 18-19).

Em todo caso, o foco principal da festa em 19 de março é revelado no título litúrgico “José, Marido da Bem-Aventurada Virgem Maria”. Esta solenidade – com a mais alta posição litúrgica atribuída aos santos – honra seu compromisso com Maria e sua dedicação como um marido fiel e devoto.

O Dia de São José é uma bela festa, amada e querida pelos católicos de todo o mundo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário