domingo, agosto 18, 2019

Todos por Pernambuco: Mais de 6.500 interações são registradas na primeira rodada do seminário


Material será sistematizado por equipe da Seplag e ajudará na construção do Plano Plurianual (Foto: Douglas Fagner)

A primeira rodada da 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco foi finalizada com o evento em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, na sexta-feira (16). Na quarta e na quinta-feira a escuta popular aconteceu nas cidades de Floresta, contemplando a região do Sertão de Itaparica; e Arcoverde, para a população do Sertão do Moxotó. Ao todo, mais de 4.000 pessoas compareceram aos três primeiros seminários. As propostas e apoios foram contabilizadas tanto presencialmente quanto de forma digital, o que aumentou a capacidade do Governo do Estado de ouvir a população.

O Seminário Todos por Pernambuco é realizado sempre no primeiro ano da nova gestão Estadual, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O governador Paulo Câmara convoca grande parte do secretariado para rodar o Estado e escutar as demandas da sociedade. Representantes dos legislativos estadual e municipal também prestigiaram os eventos. Alexandre Rebêlo, secretário de Planejamento e gestão, é o responsável por abrir cada um dos seminários, apresentando toda a metodologia de funcionamento, além de mostrar as ações já realizadas pela gestão de Paulo Câmara.


“Quem ouve mais, acerta mais. É para isso que fazemos o Todos por Pernambuco. Ouvindo a população podemos fazer as escolhas certas para atingir aqueles que mais precisam, melhorar o dia-a-dia da população e projetar um futuro melhor para os pernambucanos”, afirmou Alexandre Rebêlo. O governador Paulo Câmara também definiu a essência do Seminário: “O Todos por Pernambuco é isso: ir às regiões e ouvir as propostas das pessoas, planejar e realizar entregas. Essa iniciativa tem como objetivo a construção de um Pernambuco mais forte, mais igual e que possa melhorar a vida principalmente daquelas pessoas que mais precisam. Nessa construção, que não começou agora, temos buscado imprimir um modelo de gestão que faça com que as coisas aconteçam com responsabilidade. É com esse espírito que a gente vai continuar a trabalhar para implementar as políticas públicas que vêm fazendo bem a Pernambuco, e dar mais oportunidades ao nosso povo”.

Nesta 4ª edição do Seminário, a grande novidade foi a possibilidade da participação digital da população. O site www.participa.pe.gov.br está no ar desde julho e qualquer cidadão de qualquer lugar do estado pode deixar sua proposta ou apoiar alguma sugestão já cadastrada. Nesta plataforma, 6.500 interações da população foram registradas até meio-dia de sexta-feira (16). Nos locais de cada seminário foram montadas ilhas de propostas onde gestores governamentais da Seplag orientam os cidadãos que compareceram presencialmente a deixarem suas propostas pelo site. Neste ambiente foi registrado a maioria das 700 propostas consolidadas. Além disso, uma cabine digital também estava disponível para que os interessados gravassem vídeos com suas sugestões e propostas.

Todo esse material será sistematizado pela Seplag e servirá como insumo para a construção do Plano Plurianual (PPA), documento que contém um plano de médio prazo que orientará as ações do Governo de Pernambuco de 2020 à 2023.

A estudante de Arcoverde Adya Barbosa, 18 anos, fez questão de comparecer as ilhas de propostas para fazer suas sugestões. “Pedi ações na área da educação, sugeri a construção de uma delegacia da mulher em Arcoverde e asfalto na frente da minha escola. Gostei muito desta iniciativa de participação digital. Nós estudantes temos muitas ideias, apesar de sermos novos, e era difícil nos fazermos ouvir. Agora ficou mais fácil”, explicou Adya.

A segunda rodada do Seminário Todos por Pernambuco acontece na próxima semana, em Petrolina, Sertão do São Francisco, Araripima, Sertão do Araripe, e Salgueiro, Sertão Central. Até o fim de setembro, todas as 12 regiões de desenvolvimento do Estado terão sido contempladas com um Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário