terça-feira, agosto 06, 2019

Em evento na Bahia, Bolsonaro critica governadores do Nordeste: ‘Querem fazer disso uma Cuba?’

O presidente da República, Jair Bolsonaro, cumprimenta funcionários da Chesf, em Sobradinho (Bahia) (Alan Santos/Presidência da República/Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira, 5, que os governadores do Nordeste querem transformar a região “em uma Cuba” e negou que tenha agido com preconceito contra os nordestinos. As declarações foram dadas em uma entrevista coletiva, após participação na inauguração da primeira etapa de uma usina solar flutuante, instalada no reservatório da cidade de Sobradinho, na Bahia, estado que é governado por Rui Costa (PT).

No Nordeste, sete dos nove governadores são filiados a partidos de esquerda. O PT governa, além da Bahia, o Ceará (Camilo Santana), o Piauí (Wellington Dias) e o Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra). Os outros são Maranhão (Flávio Dino, do PCdoB), Pernambuco (Paulo Câmara, do PSB) e Paraíba (João Azevêdo, do PSB). Renan Filho (PMDB), em Alagoas, e Belisário Chagas (PSD), em Sergipe, também têm eventualmente posturas críticas a Bolsonaro. Juntos, eles lançaram na segunda-feira 29 o Consórcio Nordeste, que tem o objetivo de articular políticas e reivindicações comuns à região. Segundo o presidente, os governadores da região pensam que o país é “o Nordeste e o resto”. “Querem fazer disso aqui uma Cuba?”, questionou.


No dia 19 de julho, Bolsonaro deu início a sua primeira polêmica com os governadores da região. Durante café da manhã com jornalistas, o presidente conversava reservadamente com o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil), mas o diálogo foi captado pelos microfones na sala: “Daqueles governadores ‘de paraíba’, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com esse cara”, afirmou. Depois disse que não estava usando a forma pejorativa (“paraíbas”) para falar dos nordestinos, mas que se referia aos governadores da Paraíba e do Maranhão.

Nesta segunda-feira, ele disse que não pode deixar que Azevêdo e Dino “façam politicalha” com sua imagem. Segundo o presidente, os representantes dos dois estados conseguem recursos locais com o governo federal, mas “descem a borduna” em críticas. “Não vou negar nada para os estados, mas se eles (governadores) quiserem que realmente isso tudo seja atendido, eles vão ter que falar que estão trabalhando com o presidente Jair Bolsonaro. Caso contrário, eu não vou ter conversa com eles e vamos divulgar obras junto às prefeituras”, afirmou.


O presidente também disse que o Nordeste tem recebido “recursos abundantes” e que não tem ido à região para “fazer média”. “Não existe essa história de preconceito. Agora, eu tenho preconceito é com governador ladrão que não faz nada para o seu estado”, rebateu.

Por Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário