terça-feira, julho 16, 2019

Governo de Pernambuco mais próximo da multinacional BYD


A convite da gigante chinesa, o secretário de Meio Ambiente, José Bertotti, visitou duas fábricas da BYD, na China, e terá encontro com o presidente da empresa no Brasil, Tyler Lee, esta semana, em Recife.

Focado em atrair investimentos que gerem desenvolvimento sustentável, o Governo de Pernambuco está apostando suas fichas numa aproximação com uma das maiores empresas de baterias e veículos elétricos do mundo. Em viagem à China, semana passada, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, fez uma visita a duas fábricas da multinacional BYD. A agenda partiu de um convite feito pela própria gigante chinesa, cujo presidente da empresa no Brasil, Tyler Lee, já tem reunião marcada no Recife, nesta quinta-feira, 18 de julho.

“Fomos a duas unidades fabris da BYD para conhecer um pouco mais da tecnologia de baterias, veículos elétricos e placas solares que eles produzem. Também falamos sobre as oportunidades existentes no estado, mas esse será um assunto que vamos aprofundar na reunião com o presidente da BYD no Brasil, na próxima semana. A ideia é conversar sobre parcerias e investimentos na área de energias renováveis e de veículos elétricos alinhados com a expansão da multinacional no país”, comentou Bertotti.

Só na China, o grupo possui mais de 421 mil ônibus elétricos em operação e esse produto hoje representa 55% da sua produção industrial. Segundo Bertotti, Pernambuco já estuda uma política para adoção de ônibus elétrico no sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife. Além disso, o governo está de olho na possibilidade de parcerias na área de energia solar, seja levando um empreendimento para atender a demanda de instalação de parques solares, como a do Solatio anunciada em abril, seja para fins de distribuição do produto no país via Porto de Suape, ou ainda para o desenvolvimento de novas tecnologias junto a universidades e centros de pesquisa locais.

“Um dos setores que se destacam entre os investimentos chineses no Brasil é o energético, em que grandes estatais do país asiático se estabeleceram nos últimos anos. Pernambuco, assim como outros estados do Nordeste, tem uma grande vocação para energias limpas, eólica e solar, e a nossa intenção é expandir esses projetos e parcerias”, argumentou Bertotti. Para ele, o seminário foi uma importante ferramenta para estreitar o relacionamento com representantes do governo, investidores e empresários chineses. “Queremos contar com essa parceria para juntos construirmos um caminho de desenvolvimento sustentável e de alta qualidade, baseado nos princípios de respeito mútuo, igualdade e benefício recíproco”, acrescentou.

As duas unidades da BYD visitadas pelo secretário de Meio Ambiente ficam na cidade de Xangai, a capital financeira do país. Na fábrica de baterias, são produzidos diversos tipos desse material para celular, notebook, tablet e veículos. Já na fábrica de placas solares, são confeccionadas 7.500 peças por dia. No Brasil, o grupo especializado em energia limpa possui presença na cidade de Campinas, em São Paulo, onde há uma planta que produz ônibus elétrico e painéis solares. A unidade brasileira fez o grupo se consolidar como um dos líderes desse mercado no país. E, em fevereiro deste ano, a BYD Brasil assinou o primeiro projeto de SkyRail (monotrilho) numa Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador (BA).

SEMAS-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário