sexta-feira, maio 24, 2019

CPRH realiza visita técnica e nova consulta pública sobre Plano Ambiental no Sertão

Material coletado em sítios arqueológicos será encaminhado à Fundação Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato (PI), para análise (Fotos: Divulgação/CPRH)

O presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Djalma Paes, e a equipe técnica de Unidades de Conservação, Educação Ambiental e do Núcleo de Avaliação de Impacto Ambiental (NAIA) do órgão realizaram, na manhã da quarta-feira (22), uma visita técnica a obras do Ramal do Agreste, Trecho VII do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), no Sertão do Estado. A equipe conheceu mais detalhes das obras, em vários trechos, entre eles dois dos 27 sítios arqueológicos – o do sítio Milharal e do Riacho dos Negros, localizados entre os municípios de Sertânia e Arcoverde.

No local foram encontradas ferramentas como pedra de lâmina de machado polido, além de 16 blocos com gravuras. Todo o material coletado será encaminhado para a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), em São Raimundo Nonato, Piauí, para análise mais detalhada. Também foram apresentados os detalhes do andamento da obra do Reservatório Negros, em Sertânia, que tem prazo final de conclusão previsto para fevereiro de 2021.

À tarde, no Centro de Atendimento ao Público do Ramal do Agreste (CAPRA), escritório da CMT Engenharia – empresa responsável pela execução dos programas ambientais – foi realizada a segunda consulta pública, desta vez sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) Ipojuca, que será implementado em Arcoverde. Participaram representantes de 16 comunidades que ficam nos arredores do Ipojuca. Na terça (21), a consulta foi em Sertânia, relativa ao reservatório Negros.

“A participação popular vai contribuir para que os moradores ajudem na preservação ambiental dessas áreas, principalmente aquelas que possuem recursos naturais, contribuindo assim para as futuras gerações”, afirmou Djalma Paes, acentuando que as sugestões ao plano ambiental ainda poderão ser feitas até o dia 24 de junho, por meio do portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br) ou nas sedes das Prefeituras de Sertânia e Arcoverde.

LEGISLAÇÃO - O Pacuera está previsto na Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal Brasileiro) e na Resolução do Conama nº 302/2002 e representa um conjunto de diretrizes e proposições com o objetivo de disciplinar a conservação, a recuperação, o uso e ocupação do entorno do reservatório, sendo um instrumento de planejamento e gestão das áreas. A coordenadora do Pacuera do Ramal do Agreste e consultora da CMT Engenharia, Isabel Andrade, destacou a importância da participação popular na elaboração dos planos ambientais: "Os moradores são os principais atores. Eles devem se apropriar e fiscalizar a qualidade da água, o uso ordenado do solo, as áreas de preservação e todo o entorno do reservatório, ajudando assim para melhorias na gestão ", disse.



Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário