domingo, janeiro 27, 2019

Sergipe está na lista dos estados com barragens que apresentam problemas estruturais


A barragem Sindicalista Jaime Umbelino de Souza, conhecida como barragem do Poxim, localizada na cidade de São Cristóvão (SE), está na lista das 45 barragens com algum comprometimento estrutural importante apontado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Segundo o relatório mais recente da ANA, o local apresenta fundação composta de calcário e a presença de várias surgências [ pontos de água brotando do solo]. A análise é de 2017, mas a agência voltou a divulgá-la, nesta sexta-feira (25), após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.

A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), que é responsável pela manutenção do local, informou que a barragem foi construída em cima de uma formação calcária, que possui algumas fissuras que permitem a passagem de água pelo subsolo. Porém, essas fissuras foram tratadas com o preenchimento de nata de cimento durante a construção da barragem.

A Deso informou ainda que é realizado um monitoramento constante e a manutenção do local. E que no final do ano de 2018 a ANA fez uma nova avaliação e não identificou problemas. Sobre o risco da proximidade da barragem com a área urbana a companhia diz que ele é calculado.

Por: G1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário