sábado, setembro 29, 2018

Livro conta a história do distrito de Riacho Pequeno, em Belém do São Francisco, PE

Livro traz aspectos históricos e culturais de Riacho Pequeno — Foto: Reprodução/ TV Grande Rio

Pessoas nascidas no distrito de Riacho Pequeno, que fica no município de Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco, eternizaram as histórias da terra natal em um livro. A obra, intitulada de “Riacho Nosso Chão”, reúne artigos escritos por 21 pessoas que nasceram na comunidade e hoje moram em diversas partes do país.

Riacho Pequeno é uma comunidade simples, com pouco mais de 500 habitantes. No entanto, o local guarda uma rica história. A organizadora do livro, Maria de Lurdes Soares Ornellas, conta como surgia a ideia de criar a obra. “Em 2017, nós estando lá, reunimos os intelectuais mais presentes e resolvemos fazer um livro para resgatar a memória dessa terra, os costumes, os valores, a fé, as lutas travadas naquele povoado”.

O livro traz aspectos históricos e culturais do povoado. “Esse legado pode contribuir em grande medida para que outras cidades que estão no anonimato, no êxodo, as pessoas saindo, possam também dar continuidade a esse processo de construção de uma coletividade muito mais organizada, voltada mesmo para essa questão do resgate da memória e da história", afirma Maria de Lurdes.

Por G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário