sexta-feira, junho 22, 2018

Seplag lança Boletim Trimestral do Pacto pela Vida


Publicação traz uma síntese dos dados da criminalidade e das ações preventivas relacionadas à política de segurança pública de Pernambuco (Foto: Douglas Fagner/Seplag)

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) lança, nesta quinta-feira (21/06), o Boletim Trimestral do Pacto pela Vida (PPV). A publicação tem o objetivo de divulgar dados consolidados da criminalidade e das ações preventivas que estão relacionadas à política pública de segurança do modelo de gestão Todos por Pernambuco, no qual ocorre o monitoramento permanente das ações e resultados. A primeira edição (janeiro-março) está disponível no endereço www.seplag.pe.gov.br.

“Com este boletim, o governo Paulo Câmara dá ainda mais transparência aos dados e ações desenvolvidas no campo da segurança pública, não apenas na área policial, em forma de tabelas e gráficos que podem ser acessados de maneira rápida e fácil por qualquer cidadão”, afirma o secretário executivo de Gestão por Resultados, Anderson Alencar Freire. A Seplag coordena o Comitê Gestor do PPV, que também conta com representantes das secretarias de Defesa Social (SDS); Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ); Mulher (SecMulher); do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.


Na área da Defesa Social, o Boletim traz os números absolutos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) dos anos de 2016, 2017 e 2018; números de CVLI por mês e dia da semana; número de CVLIs por sexo, faixa etária e instrumento utilizado (arma branca, arma de fogo e outros). A publicação apresenta, ainda, o número de prisões realizadas pelas polícias estaduais e dados das operações Bar Seguro, realizadas pelo Corpo de Bombeiros. Uma planilha em anexo lista todos os casos de CVLI registrados no ano, discriminados por Área Integrada de Segurança (AIS) em que ocorreram, cor/raça, faixa etária, município, instrumento utilizado, sexo, mês e dia da semana.

Na área de Ressocialização, o Boletim Mensal do PPV apresenta dados da população carcerária, percentual por sexo e por tipo de regime (fechado e semiaberto). Já no campo preventivo, a publicação mostra o quantitativo de usuários atendidos pelo Programa Atitude, que proporciona proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas. São eles: usuários que sofreram CVLI por ano e mês; usuários atendidos por tipo de serviço (Atitude nas Ruas, Apoio, Intensivo e Aluguel Social); tipo de droga motivadora do atendimento na modalidade Atitude nas Ruas; e número de usuários atendidos por sexo, cor/raça e faixa etária.

Governo Presente – Ainda na área preventiva, a publicação disponibiliza os dados do programa Governo Presente, que atua como estratégia de prevenção social à violência e de intervenção estruturadora de ação integrada nos Territórios Especiais de Cidadania. O foco são os segmentos sociais de maior vulnerabilidade à violência e à criminalidade, promovendo uma cultura de paz. Neste sentido, o Boletim Trimestral do PPV traz o número de casos de mediação atendidos, separados por mês, o percentual dos tipos de conflitos (Familiar, Vizinhança, Relação de Consumo e Escolar) e o status dos casos (Solucionado, Em andamento, Em aberto e Não solucionado).

Ascom Seplag-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário