segunda-feira, julho 03, 2017

Paulo Câmara fortalece agricultura familiar com entrega de veículos e contratação de novos extensionistas

Governador anunciou, nesta segunda-feira, o investimento de R$ 1,5 milhões na aquisição de 30 automóveis e a nomeação de 113 novos profissionais para reforçar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado

Para garantir o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura familiar em Pernambuco, o governador Paulo Câmara autorizou, nesta segunda-feira (03.07), a contratação de 113 novos extensionistas e entregou 30 novos veículo que vão dar mais agilidade aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). As ações irão beneficiar, também, os povos indígenas, comunidades quilombolas e pescadores, atuando em 182 municípios pernambucanos. O anúncio foi realizado nesta manhã, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

“Nós temos em Pernambuco quase 300 mil estabelecimentos da agricultura familiar que precisam de um olhar, de uma atenção maior do Governo. E essa ação de hoje mostra nossa preocupação com essas pessoas que trabalham na sua terra e buscam nela a renda necessária para o sustento da família. O segmento no Estado é bastante expressivo, então, precisamos apoiar e dar condições para que ele se desenvolva”, destacou o governador, completando.
O chefe do Executivo estadual frisou que aquisição dos veículo contou com o apoio do Governo Federal. “Junto com a União, conseguimos entregar esses novos veículos que vão oferecer a assistência técnica necessária a quem trabalha e vive da agricultura familiar, além da contratação dos novos profissionais que, junto com o quadro existente, vão dar um reforço importante no trabalho realizado”, destacou o governador.

Os novos extensionistas irão passar a compor o quadro já existente da equipe multidisciplinar, formado por, entre outros profissionais, Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários, Economistas Domésticos, Engenheiros de Pesca, Assistente Social, Engenheiro de Produção, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Técnicos em Agropecuária e Técnicos em Agroecologia. A contratação dos profissionais irá contemplar todas as regiões do Estado. A nova equipe passará ainda por uma capacitação com o objetivo de repassar procedimentos, normas e informações sobre ações, programas e trabalho em campo.

Para o secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Rodrigo Almeida, o ato representa a eficácia das parcerias regionais firmadas em prol do fortalecimento do setor. “A agricultura familiar corresponde, hoje, a quase 60% dos itens da cesta básica do Brasil. E, por isso, precisamos sempre estar reforçando as parcerias regionais para que possamos manter nossos agricultores no campo e garantir o desenvolvimento da produção”, pontuou.

O IPA conta atualmente, com 384 extensionistas, incluindo os novos contratados, atuando no campo, proporcionando ao agricultor e agricultora familiar, acesso às políticas públicas, serviços de Ater continuado, ações de convivência com a seca. Em Pernambuco existem cerca de 275.400 estabelecimentos da agricultura familiar (IBGE, 2010). Portanto, a contratação dos novos extensionistas reforçará a capacidade de assistência aos agricultores e as agricultoras familiares no Estado.

“Essa admissão promoverá um impacto muito positivo nas atividades agrícolas de Pernambuco em um momento difícil de desemprego e atraso salarial no Brasil. Pernambuco mostra mais uma vez sua capacidade de investir bem e de estar atento, também, às necessidades dos trabalhadores rurais que tanto precisam dessa atenção”, ressaltou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.

Com a ampliação do quadro, a secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do IPA, adquiriu 30 novos veículos de modelo Fiat Uno para as regionais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em todo o Estado para apoiar a prestação dos serviços do Ater. A entrega dos veículos é fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão e eles serão distribuídos nas Gerências Regionais do Recife, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Garanhuns, Araripina, Palmares, Carpina, Caruaru, Serra Talhada, Arcoverde, Surubim, Lajedo e Salgueiro.

ATER - Em vigor desde janeiro de 2010, a Lei Geral de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) é um marco de evolução na extensão rural pública no Brasil. O programa tem como objetivo melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, fornecendo condições para que possam aperfeiçoar seus trabalhos através de cursos, e recursos oferecidos, apresentando novos sistemas de produção, aliados à uma forma sustentável para preservar o meio ambiente e as famílias que tiram seu sustento da terra. Somente em 2015, 334 mil agricultores e mais de 400 cooperativas de agricultores familiares foram atendidos em contratos de Ater.

SEI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário