quinta-feira, abril 27, 2017

Cidades & Soluções: Teleagendamento atinge mais de dois milhões de atendimentos

Central de teleagendamento de consultas no SUS é modelo para outros municípios


COLUNA: ROBERTO OLIVEIRA

Olá pessoal! O primeiro exemplo de gestão inteligente vem da cidade gaúcha de Canoas. Com Um modelo eficaz de tele atendimento conseguiu ultrapassar a marca de dois milhões de atendimentos. Há mais de quatro anos, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Canoas não precisam mais passar as madrugadas em frente às Unidades Básicas de Saúde, na chuva ou no frio, para marcar uma consulta médica. De forma gratuita, o agendamento é feito pelo telefone fixo, ou celular. Este sistema acabou com o comércio praticado por aqueles que cobravam para permanecer nas filas e consequentemente vender as fichas de atendimento, sem falar no desgaste que os idosos sofriam para a marcação de consultas. 

De acordo com nota da prefeitura municipal de Canoas, com o novo sistema, o número de consultas básicas agendadas passou de 900 para cerca de dois mil por dia. O sistema além de ser eficaz na marcação de consultas, também melhorou o relacionamento com os usuários, que são avisados das consultas por telefone ou por SMS (mensagem telefônica). Como consequência, o percentual de faltosos às consultas caiu para cerca de 5%.

Reconhecimento

Em reconhecimento à qualidade do serviço, Canoas foi reconhecida:
Em 2013, com o Prêmio Gestor Público do Sindifisco e Afisvec, na categoria Tecnologia da Informação.
Prêmio Top de Marketing ADVB, em 2012.
Prêmio Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Troféu Inovação, em 2014.
O sucesso do teleagendamento foi tanto, que se tornou referência para outros municípios gaúchos e de fora do Estado. Pelo menos 17 já enviaram representantes a Canoas para conhecê-lo.
Como funciona 

O Usuário liga para um número 0800, das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. Em seguida o atendente retorna a ligação informando as vagas, local e horário de atendimento. Para uma cidade de pequeno porte, o custo para a implantação desta ideia é bastante baixo.

Texto adaptado por Roberto Oliveira



Espero que vocês tenham gostado desta ação municipal na área da saúde e até mais, com outras ações em outros setores da prestação de serviços inovadores na esfera municipal. Um forte abraço!

Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário