segunda-feira, outubro 17, 2016

​Semana Estadual da Pessoa Idosa tem início nesta segunda (17)


Com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob a gestão do secretário Isaltino Nascimento, através da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, comandada pelo secretário executivo Sérgio Moura, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (17) a Semana Estadual da Pessoa Idosa, em comemoração ao Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, lembrado no último dia 1º. A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Artesanato do Estado de Pernambuco, no Recife Antigo (Praça do Marco Zero), com apresentação cultural e palestra da Superintendente de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Lucyana Moreira. 

O objetivo é sensibilizar e conscientizar a sociedade e os órgãos públicos e privados sobre os direitos fundamentais, especialmente o direito à cidadania das pessoas idosas; estimular o debate sobre o tema da pessoa idosa na sua integralidade; tornar públicos os programas, as políticas públicas e as ações em defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa; e incentivar medidas de promoção e divulgação do envelhecimento ativo.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Secretarias de Estado com atuação no segmento da Pessoa Idosa, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa - CEDPI.

No dia 18/10/16, ocorrerá o HumanIdade na Rua, no período da manhã (08h às 12h), na Praia de Boa Viagem (em frente ao Internacional Palace Hotel). A atividade tem o objetivo de articular e promover uma ação integrada com as pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPI's. Neste dia, as pessoas idosas também participarão do Programa Praia Sem Barreiras.

No dia 19/10/16, às 8h, em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social-INSS, vai ser realizada Palestra sobre Aposentadoria e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os profissionais que atuam com o segmento da população idosa. O local será o posto do INSS da avenida Mário Melo.

No dia 20/10/16, serão realizadas palestras nas Faculdades Particulares da RMR, Agreste, Mata e Sertão do Estado de Pernambuco, com o objetivo de apresentar as políticas públicas e as ações em defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa no âmbito nacional e estadual.

PROJETO HUMANIDADE

O Humanidade é um projeto piloto e inédito no Brasil, pois desenvolve, no Estado de Pernambuco, ações articuladas com as políticas setoriais de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI’s.

SEI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário