segunda-feira, outubro 17, 2016

Álvaro Porto pede solução ao Governo de Pernambuco para atrasos nos pagamentos a pipeiros

Segundo deputado, donos de carros-pipas do Sertão e do Agreste estão sem receber pelo serviço de transporte de água há meses (Foto: João Bita)

Em pronunciamento durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda (17), o deputado Álvaro Porto (PSD) cobrou da Secretaria Estadual de Agricultura uma solução para a falta de pagamento aos proprietários de carros-pipas. O parlamentar enfatizou que o impasse está deixando cidades e distritos do Agreste e do Sertão sem água.

Porto destacou os protestos de pipeiros em Petrolina, Salgueiro, Serrita, Cedro, Moreilândia, Granito e outras cidades sertanejas. “Tenho ouvido gente que trabalha no setor. Há casos em que pipeiros estão sem receber há quatro ou seis meses. No entanto, alguns não são pagos desde julho de 2015 – atrasos que já superam um ano”, acrescentou.

De acordo com o deputado, além dos prejuízos decorrentes da seca, a população está impedida de exercer um direito universal garantido pela Organização das Nações Unidades (ONU), que é ter acesso a água potável. Segundo Porto, a situação compromete atividades básicas da população, como cozinhar e fazer a higiene pessoal.

“O Sertão e o Agreste estão amargando prejuízos de todo tipo por conta da seca. Não só atividades econômicas, como agricultura e pecuária, estão debilitadas. Essa realidade humilha populações inteiras. Não é possível que o Governo não se mobilize. A Secretaria de Agricultura precisa buscar saídas para devolver um mínimo de condições de vida a quem mora em regiões atingidas pela estiagem”, apelou.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário