sexta-feira, maio 27, 2016

Especialista acredita que o Brasil experimenta Parlamentarismo no governo Temer

"Somos uma democracia com dois impeachments em 25 anos. Tem algum problema com a nossa democracia”, afirma Fernando Schüler.

Os cientistas políticos Antonio Lavareda, Fernando Schüler e a jornalista Mônica Bergamo conversam sobre a configuração do governo Temer, no Ponto a Ponto deste sábado (28), na BandNewsTV. O semanal vai ao ar à meia-noite, com reprises no domingo (28), às 17h30; na terça (31) e na quinta (2), às 3h.

Lavareda pondera que o governo Temer tem um perfil parlamentarista. “Até porque o presidente depende do Congresso para manter a presidente Dilma como ex-presidente definitivamente”, explica o cientista político. Fernando Schüler concordou: “Eventualmente, nós estejamos experimentando um recall ou possível migração para o Parlamentarismo”.

Ao fim do programa, o cientista político Fernando Schüler faz um grande questionamento aos telespectadores: “O Brasil precisa se reinventar. Nós somos um país que tende a uma certa morosidade. Somos o último país que aboliu a escravatura no Hemisfério Ocidental. O Brasil não faz uma reforma política. Aqui em São Paulo, temos deputados que se elegem em 300, 400 municípios e representam quem exatamente? Não é à tôa que a sociedade não sabe em quem votou. Precisamos de um pouquinho de ousadia no Brasil para pensar mudanças estruturais. Somos uma democracia com dois impeachments em 25 anos. Tem algum problema com a nossa democracia”, afirmou.

Fernando Schüler é professor em tempo integral no Insper, curador do Projeto Fronteiras do Pensamento, articulista, consultor de empresas e organizações civis nas áreas de cultura, ciências políticas, gestão e terceiro setor. Foi secretário de estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Foi diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro.

Milton Couto Guimarães/qAscom Ponto a Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário