segunda-feira, maio 02, 2016

Belém, em AL, tem mais eleitores que habitantes, apontam dados do TRE

Belém - AL

A menos de seis meses para um novo processo eleitoral no país, um fato inusitado chama atenção em Alagoas. O município de Belém, localizado na região Agreste do estado, possui mais eleitores que moradores, como comprova o cruzamento de dados estatísticos do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) com dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo os dados do TRE-AL, até março deste ano, Belém contabilizava 4.580 títulos eleitorais aptos a participarem das Eleições de 2016. (Confira aqui as Estatísticas de Eleitorado do TRE AL)

Porém, o último Censo Demográfico do IBGE, divulgado em 2010, mas ainda considerado o principal indicador para ações do governo federal, aponta que o município possui 4.551 habitantes. (Confira aqui os dados do Censo Demográfico)
Vale lembrar que, pela legislação eleitoral, apenas cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são obrigados a votar. Para quem tem 16 e 17 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas, o voto é facultativo

Mesmo se considerarmos que todos os habitantes do pequeno município estejam aptos a votar (incluindo crianças, pré-adolescentes e idosos), ainda haveria 29 eleitores a mais que moradores.

A Lei Eleitoral N° 9.504/97 expõe, no artigo 92, a exigência de revisão eleitoral em casos onde o número de eleitores é superior a 65% da população projetada pelo IBGE.

O percentual estabelecido pela lei já considera o caso daquelas pessoas que, apesar de não morarem mais no município, votam no local porque possui vinculação familiar e endereço fixo na cidade.

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do TRE-AL para saber se há alguma revisão eleitoral prevista nos próximos meses em Belém ou em algum outro município alagoano. No entanto, até a publicação, ainda não havia resposta.

Outros municípios
Diante do que estabelece a Lei Eleitoral sobre a média do número de eleitores a partir do número populacional, a reportagem do G1 cruzou os dados de todos os 102 municípios alagoanos e constatou que, além de Belém, outros 18 possuem percentual de eleitores acima do considerado aceitável para a população projetada.

São eles: Barra de São Miguel (81,5%), Boca da Mata (74,8%), Branquinha (74%),Cacimbinhas (74,3%), Campestre (78,9%), Campo Grande (85,%), Coqueiro Seco (77%), Dois Riacho (75%), Feliz Deserto (75%), Jacaré dos Homens (82%), Jacuípe (97,1%), Mar Vermelho (86%) Palestina (79%), Paulo Jacinto (78%), Pindoba (83%), Quebrangulo (80%) e Rio Largo (74%).

G1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário