terça-feira, março 08, 2016

Situação do Rio Beberibe mobiliza vistoria de Frente Parlamentar da Alepe

Colegiado constatou problemas como lixo e esgoto a céu aberto. Foto: João Bita

Lixo, redução do volume de água do rio, esgoto a céu aberto e muito mau cheiro. Esses são alguns exemplos de problemas encontrados pela Frente Parlamentar de Revitalização do Rio São Francisco e demais Rios, durante visita realizada, nesta segunda (7), a localidades margeadas pelo Rio Beberibe no Recife e em Olinda.

A comunidade do Giriquiti, no bairro de Peixinhos, em Olinda, é formada por mais de 300 famílias, que moram em barracos de madeira à beira do rio. Nos dias de chuva e quando a maré sobe, a água invade as casas e coloca a saúde dos moradores em risco, como relata a dona de casa Sandra Maria. “A água chega na cintura, a gente usa bota, mas não adianta nada. E ainda arrasta bicho, ratos, tudo pra cá.” O borracheiro Manoel Saraiva lembrou que a maioria das famílias está cadastrada em programas de moradia, mas, enquanto não recebem as casas, os moradores convivem com as dificuldades. “Nosso maior problema é a falta de saneamento. Colocamos as coisas no rio porque não temos um lugar apropriado.”

Já no Recife, a Frente Parlamentar foi ao bairro de Campina do Barreto. No trecho próximo à unidade de saúde da família Irmã Terezinha, o assoreamento, ou seja, acúmulo de terra nas margens do rio, é um dos problemas encontrados. No local, também há um ferro-velho e até um criadouro de porcos. O geógrafo da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Cícero Fernandes, reconheceu a necessidade de uma intervenção do órgão. “Esse acúmulo de materiais à beira dos rios está causando problemas ambientais e de saúde para a população”, frisou.

O coordenador-geral do colegiado, deputado Odacy Amorim (PT), afirmou que a situação é muito grave e precisa de ações imediatas. “Vamos tentar marcar já para a próxima semana um debate com representantes do Recife, Olinda e da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento)”, salientou o parlamentar.

O Rio Beberibe passa pelos municípios de Camaragibe, Recife e Olinda. Ele é um dos 13 rios pernambucanos que integram a agenda de atividades da Frente Parlamentar. O objetivo das visitas é identificar danos ao meio ambiente e fazer um diagnóstico dos problemas vivenciados pelas comunidades ribeirinhas.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário