quarta-feira, novembro 04, 2015

Governador Paulo Câmara recebe destaques da Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe NanoBit, da Escola Estadual José Alencar, localizada em Paulista, conquistou o quarto lugar nacional, na categoria Nível Médio. (Foto: Wagner Ramos/SEI)

Os estudantes pernambucanos que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foram recebidos pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, nesta terça-feira (3). A conquista dos jovens alunos da rede pública estadual foi classificada pelo chefe do Executivo como uma "inspiração" para os demais estudantes. A competição, encerrada no último domingo, em Uberlândia (MG), reuniu talentos de todo o País.

A equipe NanoBit, da Escola Estadual José Alencar, localizada em Paulista, conquistou o quarto lugar nacional, na categoria Nível Médio. Edyson Keysiano Macário Acioli, Hugo Cesar Silva, Larissa Barbosa e Marcus Vinicius levaram ainda o Prêmio Inovação. O grupo, que ficou em primeiro lugar na etapa regional, já participou da fase internacional da competição, ocorrida em 2013. Na audiência com o governador, eles apresentaram o robô Jurema.

"Eles estão de parabéns. Essa escola de Paulista é a melhor escola pública do Brasil, já que as que obtiveram as três primeiras colocações são da rede privada. Isso mostra, claramente, que temos potencial para estar entre os melhores do País. É essa capacidade de sonhar que queremos que nossos alunos tenham cada vez mais", destacou Paulo Câmara.

A jovem Larissa Barbosa, de 15 anos, já está de olho na edição 2016 da olimpíada, que acontecerá no Centro de Convenções, em Olinda. Para a estudante, sediar o torneio será uma grande vantagem para os pernambucanos. "Vamos perder pouco tempo com viagens, nos deixando mais livres para aprimorar a nossa técnica. Essa foi uma ótima experiência; espero que, no próximo ano, a gente ganhe", disse.

MOTIVAÇÃO - A equipe Hazer, composta por alunos da Escola Benedita Moraes Guerra, de Macaparana, na Zona da Mata, conquistou o Prêmio Extra Dedicação. Arthur Theodósio Borba, Karoline Vitória Macêdo, Kassio Augusto de Moura e João Gabriel ficaram em 19ª colocação final. Já Adriel da Costa Salgado representou a EREM Senador Paulo Guerra, do Recife, na Mostra Nacional de Robótica.

Arthur Borba, 15, ressaltou que o segredo para bom desempenho foi a dedicação. "Não tínhamos tanto tempo para treinar, mas era um empenho muito grande. Então, nas horas do recreio e do almoço nós treinávamos. Foi tanto que, quando chegamos na fase regional, ficamos em primeiro. Na Estadual, mais difícil, ficamos em terceiro", explicou o jovem.

Para secretário de Educação, Fred Amâncio, o excelente aproveitamento da robótica pelos alunos da rede pública estadual é o diferencial da grade pedagógica. "A gente não tem robótica nas escolas públicas para conquistar prêmio, mas para melhorar o desempenho dos alunos. Agora, eles estarem com bons resultados em competições é consequência desse trabalho", frisou, pontuando que o programa está sendo executado em 324 unidades de ensino da rede.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário