sexta-feira, outubro 09, 2015

Integração do São Francisco beneficia comunidades quilombolas em Pernambuco


O projeto de integração do Rio São Francisco está melhorando a vida da população de 12 comunidades quilombolas da região que fazem parte do complexo hídrico do empreendimento. Ao todo, já foram substituídas 239 casas de taipa por unidades habitacionais de alvenaria. Outras 89 moradias deverão ser construídas até o final do Programa de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas, totalizando 328 residências com recursos do Ministério da Integração Nacional.

“Investimentos como este beneficiam uma parcela da população que sempre foi esquecida por governos anteriores. Estamos reparando injustiças históricas com pessoas que, desde os tempos da colonização, foram marginalizadas”, comemorou o senador Humberto Costa, líder do PT no Senado.

O Governo Federal emite certificados quilombolas em todo o Brasil. O documento facilita a captação de recursos imediatos para construção de casas, unidades de saúde e diversas outras áreas. Em Pernambuco, 19 comunidades já receberam o certificado e já estão sendo beneficiadas. Humberto Costa participou de algumas cerimônias de entrega de certificados para algumas comunidades. A última a receber o documento foi Luanda, localizada no município de Serra Talhada, sertão de Pernambuco. Segundo a Comissão Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco, há aproximadamente 120 grupos dessa natureza no Estado.

Em todo o Brasil, as comunidades quilombolas estão em, pelo menos, 24 estados: Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Assessoria de Imprensa Senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário