quinta-feira, outubro 08, 2015

Apesar da crise econômica Governo mantém PROUPE, afirma Lúcia Melo em reunião na Amupe

 Fotos: Luís de Sousa/Amupe

Lúcia Melo, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, na qual está inserido o Programa Universidade para todos de Pernambuco (PROUPE ), assegurou na manhã desta quinta-feira (08), às Autarquias Municipais de Ensino e alunos, que apesar das dificuldades que o Estado tem sofrido, geradas pela atual crise econômica vivida no país, será mantido o programa e que ele vai passar apenas por modificações e ajustes que serão discutidos conjuntamente com as Autarquias Municipais. A secretária buscou minimizar a preocupação dos estudantes e Autarquias, diante de boatos de que o Proupe iria acabar. Participaram da reunião, o presidente da Amupe, José Patriota, e os prefeitos de Belém do São Francisco Gustavo Henrique Caribé, e de Arcoverde, Madalena Brito. Também estiveram presentes os representantes das Autarquias e dos estudantes.

José Patriota lembrou a importância do Programa, reforçando que a Amupe continuará acompanhando o processo e que a história do Proupe demanda construir disponibilidade para um melhor ensino em Pernambuco.

As Autarquias reclamam repasses atrasados pelo Governo desde julho/2015. Durante a reunião, o secretário da Fazenda, Márcio Stefanni, falou por telefone com a secretária Lúcia Melo, dizendo que o mês de julho será pago na próxima terça-feira (13/10). Porém, o atraso dos meses de agosto e setembro, preocupa os estudantes que recebem uma bolsa, que varia de R$ 95,00 a R$ 245,00.

Lúcia Melo disse que o Governo do Estado vem tomando providências para lidar com essa situação. Ainda assim, tem havido dificuldades em assegurar a pontualidade de repasses dos bolsistas existentes, embora se tenha conseguido realizar os pagamentos no primeiro semestre.

O Programa Universidade para Todos em Pernambuco (PROUPE) foi criado no Governo de Eduardo Campos e tem por objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais para alunos do Ensino Superior, em Autarquias Municipais sem fins lucrativos. A coordenação do Programa é da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e atualmente, oferece um total de 9 mil bolsas.

Amupe

Nenhum comentário:

Postar um comentário