quarta-feira, agosto 12, 2015

Operação integrada resulta na prisão de 13 pessoas em seis cidades no Sertão de Alagoas


Por Jota Silva - Minuto Sertão

Uma operação integrada das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal (PRF) foi deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (12) nos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Batalha, Canapi, Piranhas e São José da Tapera. Foram presas 13 pessoas acusadas de homicídios, tráfico de drogas e roubos.

Na região de Delmiro Gouveia foram presos José Airton Ferreira da Silva, 24; Bruno Gomes dos Santos, 18; Adeval Valdivino da Silva, 39; José Antônio Ferreira da Silva, 25; João de Souza Ferraz Neto, 29; José Tavares dos Santos, 77; Bruno Lima Ramos, 25; Cícero Leite de Carvalho, 67; e Adeilson de Souza Ribeiro, 30. Todos foram levados para a Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), sediada no município.

Durante a ação, em Canapi, o idoso José Tavares trocou tiros com os policiais, atingindo um deles, o policial civil Péricles, que foi protegido pelo colete a prova de balas. O atirador foi contido e durante a ação informou para os policiais que somente atirou porque pensou que a residência estava sendo invadida por bandidos. Com o ancião, que foi baleado de raspão na cabeça, foi apreendido um revólver, com cinco munições intactas e uma deflagrada.

Em São José da Tapera, foi preso José de Farias Silva, 37. Já na cidade de Batalha, foram presos José Correia dos Santos, conhecido como “Genilson”, 32; José Correia Sobrinho, 34; e José Petronilo dos Santos, conhecido como “Chicó”, 24. Considerados criminosos de alta periculosidade, os mesmos eram foragidos da Justiça, acusados de homicídios e vários roubos na região. Todos foram levados para a Delegacia Regional de Polícia (3ª-DRP), sediada no município.

Segundo levantamentos das polícias, Genilson é um dos maiores ladrões de veículos e residências na região do Baixo São Francisco. O mesmo seria também autor de roubos de vans, ocorridos nesta terça-feira (11), na região de Traipu. Conforme a investigação, o acusado já foi reconhecido e tem participação em pelo menos 18 crimes de roubo e homicídios.

Ao todo, com os acusados foram apreendidas 14 armas de fogo, sendo 11 espingardas de diversos calibres, dois revólveres e uma pistola, além de munições, crack e maconha. Uma motocicleta Yamaha YBR, de cor prata e placa DPI-4563/Itapetininga – SP também foi apreendida.

A operação foi coordenada pelos regionais delegados Rodrigo Cavalcanti (1ª-DRP), Fábio Costa (2ª-DRP) e Rômulo Monteiro (3ª-DRP), além do tenente-coronel Joaz Fontes, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar.

Participaram da ação policiais rodoviários federais, civis das delegacias regionais e distritais, além de militares do 9º-BPM, por meio dos grupamentos, Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes – Caatinga).

Os trabalhos policiais foram acompanhados pela diretora de polícia judiciária da área 1 (DPJA-1), delegada Ana Luiza Nogueira, e o chefe do Comando do Policiamento de Área do Interior (CPAI-1), tenente-coronel Walter do Valle. Os mandados de busca, apreensão e prisão foram expedidos pelas comarcas da região.

A operação faz parte de uma série de ações definidas pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Lima Júnior.

Por Jota Silva/Minuto Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário