segunda-feira, maio 25, 2015

Crea fiscaliza ilegalidades em 7 cidades do Sertão pernambucano

Fiscais visitaram casas agrícolas nas primeiras horas da manhã: Previsão é que órgão faça fiscalização dirigida em 500 instituições.Objetivo é garantir que obras tenham um acompanhamento profissional (Foto: Amanda Franco).

Obras de construção civil, polos agrícolas e instituições como hospitais, postos de gasolina e outros tipos de estabelecimentos de sete municípios do Sertão pernambucano irão receber durante toda a semana uma fiscalização dirigida realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O objetivo é garantir que os serviços e obras tenham um acompanhamento de um profissional responsável.

De acordo com o presidente do Crea no estado, Evandro Alencar, quando é garantido a presença do profissional, automaticamente preserva-se a segurança da sociedade. “Quando fazemos isso, buscamos proteger a sociedade, para que um prédio que esteja sendo construído seja acompanhado por um engenheiro civil, se for o caso um engenheiro eletricista. Para garantirmos que uma plantação, o que é muito forte aqui na região, seja acompanhado por técnicos agrícolas e agrônomos”, disse.

Cidades como Salgueiro e Araripina já receberam as equipes do Crea para a fiscalização dirigida e, segundo o presidente do órgão, foram encontradas inúmeras irregularidades.
“Quando a fiscalização é falha, as pessoas sempre arranjam um jeito de não cumprir com o que é exigido, como a presença de um profissional”, afirmou Evandro Alencar.Até sexta-feira (29) terão equipes do Crea nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Afrânio, Santa Cruz, Santa Filomena, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista. Na manhã desta segunda-feira (25), quando a fiscalização foi inciada, em Petrolina os estabelecimentos agrícolas foram os primeiros a serem visitados.

Em casos de flagrantes do exercício irregular da profissão, o proprietário ou o responsável técnico pela obra ou pelo serviço terão que tentar regularizar a situação. “O responsável terá que levar um técnico até o Crea e fazer uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), um documento que liga o profissional, o dono do serviço e o Crea”, explicou. Estão previstas cerca de 500 visitas durante toda a semana. A população que encontrar situações de irregularidades pode realizar denúncia ao Crea pelo site.

Amanda Franco/G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário