terça-feira, março 17, 2015

Prefeito de Santa Luzia do Itanhy (SE) morre após passar mal em casa


Aos 62 anos morreu na manhã de ontem, vítima de parada cardiorrespiratória, o prefeito de Santa Luzia do Itanhy (SE), Paulo César Ribeiro Soutelo. Encaminhado às pressas para o Hospital Regional de Estância, o prefeito que era filiado ao PSDB não apresentava queixas de problemas de saúde e era considerado por parentes e amigos como um cidadão de saúde estável, apesar do peso acima do normal. O derradeiro ato em vida como gestor público foi protagonizado na tarde do último sábado, 14, quando Paulo César se reuniu com alguns assessores para debater avanços que teria conquistado para o município durante encontro administrativo realizado na semana passada em Recife. O óbito em decorrência do infarto foi confirmado pela equipe médica às 8h59.

Conforme informações apresentadas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o registro de entrada na unidade de saúde foi às 6h03. No relatório médico ficou constatado que o prefeito deu entrada na unidade com queixas de dores abdominais. De imediato, foram realizados um eletrocardiograma e exames de sangue, e resultado mostrou que todos os exames estavam dentro da normalidade. Mesmo com um quadro clínico aparentemente positivo, o paciente continuou em observação, mas minutos depois começou a perder a consciência e foi encaminhado para a ala vermelha do hospital. Já às 7h57 o quadro evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. A equipe de profissionais tentou reanimá-lo, mas não obteve sucesso. Além do peso irregular, Paulo César também era diabético e hipertenso.

Segundo o professor Luiz Fernando Soutelo, irmão do prefeito, mesmo após chegar de Pernambuco nenhuma queixa quanto à respectiva saúde foi feita. Para ele, a morte do irmão foi uma surpresa para todos que acompanhavam de perto o dia a dia dele. "Ele em nenhum momento buscou atendimento, tomar remédios ou chegou a declarar qualquer tipo de problema de saúde, inclusive no sábado chegou do Recife onde estava resolvendo questões da prefeitura e também não se mostrou preocupado com a sua situação de saúde. Hoje se sentiu mal e foi levado para o Hospital de Estância, mas não suportou as fortes dores e infelizmente faleceu", disse. A morte repentina de Paulo César também sensibilizou gestores públicos e políticos em vários municípios de Sergipe.

Na tarde de ontem, por volta das 14h30, o corpo do gestor seguiu em cortejo até o Centro de Convivência de Idosos de Santa Luzia do Itanhy onde foi velado durante toda a noite e madrugada. Ao chegar na cidade a urna fúnebre foi recepcionada sob aplausos e buzinaço promovidos pela população.
Conforme informações apresentadas pelo cerimonial da prefeitura, o sepultamento será na manhã de hoje no cemitério da cidade. O presidente da Associação dos Municípios da Região, José Antônio Silva Alves, também emitiu nota de pesar. "Neste momento de dor, inconsolável, nós que fazemos a AMURCES, vimos nos solidarizar com a família e amigos de Paulo César Ribeiro Soutelo, prefeito do município de Santa Luzia do Itanhy, falecido na manhã de ontem. Fica a admiração pelo homem público de valor, grande exemplo e uma perda imensurável", disse.

Segundo caso - Este foi o segundo caso de morte de prefeito sergipano em virtude de ataque cardiorrespiratório. No último dia 10 de março o prefeito do município de Cedro de São João, Claudionor Vieira de Melo (DEM), conhecido como Nô, também morreu em decorrência de problemas cardíacos. Agora, com a morte de Paulo César Ribeiro Soutelo, a vacância do cargo será ocupada pelo vice-prefeito, o contador e advogado Edson Cruz (PSDB), de 46 anos.

Jornal do Dia SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário