terça-feira, março 24, 2015

José Humberto Cavalcanti sugere uso de plantas nordestinas no tratamento das água dos rios


Ao lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo (22 de março), o deputado José Humberto Cavalcanti, do PTB, enfatizou que o aproveitamento de recursos naturais disponíveis em Pernambuco para o tratamento da água e de seus efluentes pode ajudar o Estado e o País a enfrentarem a crise hídrica. Segundo o parlamentar, a filtragem biológica natural da Taboa e as propriedades do tanino vegetal extraído da Jurema Preta, espécie de arbusto nordestino, deveriam ser mais bem aproveitadas no Brasil.

Para o parlamentar, o tratamento pode ser feito de maneira simples, por meio de lagoas de contenção, nas quais a limpeza seria feita com o uso dessas plantas encontradas facilmente no Nordeste. Segundo José Humberto, o Japão importa anualmente 100 milhões de dólares de tanino extraído da Acácia Negra, cultivada no Rio Grande do Sul. Mas o deputado ressalta que a Jurema Preta possui tanino com maior pureza, tem regeneração mais rápida e desprende mais calor, podendo ser usada também para a geração de energia.

José Humberto ainda fez apelo para que se faça o reflorestamento das margens dos rios pernambucanos aproveitando-se das sementeiras espalhadas por todo o Estado. Ele também lembrou que a ONU fez previsão de que em 15 anos haverá uma redução de 40% nos recursos hídricos.

Em aparte, o deputado Tony Gel, do PMDB, felicitou José Humberto Cavalcanti pela iniciativa de trazer o tema à discussão e disse que a questão da água deveria ser a prioridade número um para um candidato a presidência da República, dada a sua importância.

Fonte: ALEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário